O índio na Escola do Imperador:

retomada de terreno por indivíduos que foram expulsos de seus espaços originais.

Autores

  • Marcello Miranda Ferreira Spolidoro UERJ
  • Beatriz Mota Ferreira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2020v16n01ID20448

Palavras-chave:

Colégio Pedro II, Descolonização, Indígenas, Reetinização

Resumo

O artigo busca valorizar a prática pedagógica existente no Colégio Pedro II, instituição pública federal de educação localizado na cidade do Rio de Janeiro. O texto se inicia justificando a importância de descolonizar o currículo, de forma a desestabilizar o paradigma educacional imposto hoje. Em seguida, discute-se o porquê do aumento da comunidade indígena na instituição e como a conquista deste espaço serve de inspiração para a elaboração de práticas pedagógicas libertadoras e contra-hegemônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Miranda Ferreira Spolidoro, UERJ

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Professor de Biologia do Colégio Pedro II, unidade São Cristóvão. Integrante do grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3474382523707478.

Beatriz Mota Ferreira, UERJ

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7717109846357803. 

Arquivos adicionais

Publicado

17-04-2020

Como Citar

SPOLIDORO, M. M. F. .; FERREIRA, B. M. O índio na Escola do Imperador:: retomada de terreno por indivíduos que foram expulsos de seus espaços originais. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 16, n. 01, p. 101–112, 2020. DOI: 10.21680/1984-817X.2020v16n01ID20448. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/20448. Acesso em: 21 nov. 2024.