ANALISANDO A HISTÓRIA LOCAL:
A IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO EM CAICÓ/RN
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38479Résumé
Este trabalho analisa a Irmandade dos Negros do Rosário em Caicó (RN), destacando sua importância social para a comunidade negra escravizada durante o período colonial. Fundada em 1771 e oficializada em 1775, a irmandade focava na compra de alforrias e no abrigo de escravizados fugitivos. Como fontes principais, serão analisadas cartas de alforrias e inventários, utilizando as metodologias hermenêutica e heurística para uma interpretação crítica. O conceito de “Instituição”, de Justino Magalhães, será o referencial teórico para explorar o papel libertário e social da irmandade. Por fim, o estudo busca evidenciar a relevância da irmandade na luta pela liberdade e inclusão de negros livres em uma sociedade colonial que os marginalizava.
Téléchargements
Références
NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras. (organização Alex Ratts). Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
Cavignac, J. A., Macêdo, M. K. de, & Nascimento, J. C. do. (Coord.). Guia Cultural Afro do Seridó. Natal: Editora Flor do Sal, 2018.
MEIHY, Jose Carlos Sebe Bom e BARBOSA, Fabíola Holanda. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto,2015.
MAGALHÃES, Justino (1998). Um apontamento metodológico sobre a história das instituições educativas. In: SOUSA, Cynthia Pereira de e CATANI, Denice Bárbara (orgs.) Práticas Educativas, Culturas Escolares, Profissão Docente. São Paulo: Escrituras Editora. p. 51-68.
MACÊDO, Muirakytan K. de. A Penúltima Versão do Seridó. Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)