ANALISANDO A HISTÓRIA LOCAL:
A IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO EM CAICÓ/RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38479Resumo
Este trabalho analisa a Irmandade dos Negros do Rosário em Caicó (RN), destacando sua importância social para a comunidade negra escravizada durante o período colonial. Fundada em 1771 e oficializada em 1775, a irmandade focava na compra de alforrias e no abrigo de escravizados fugitivos. Como fontes principais, serão analisadas cartas de alforrias e inventários, utilizando as metodologias hermenêutica e heurística para uma interpretação crítica. O conceito de “Instituição”, de Justino Magalhães, será o referencial teórico para explorar o papel libertário e social da irmandade. Por fim, o estudo busca evidenciar a relevância da irmandade na luta pela liberdade e inclusão de negros livres em uma sociedade colonial que os marginalizava.
Downloads
Referências
NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras. (organização Alex Ratts). Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
Cavignac, J. A., Macêdo, M. K. de, & Nascimento, J. C. do. (Coord.). Guia Cultural Afro do Seridó. Natal: Editora Flor do Sal, 2018.
MEIHY, Jose Carlos Sebe Bom e BARBOSA, Fabíola Holanda. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto,2015.
MAGALHÃES, Justino (1998). Um apontamento metodológico sobre a história das instituições educativas. In: SOUSA, Cynthia Pereira de e CATANI, Denice Bárbara (orgs.) Práticas Educativas, Culturas Escolares, Profissão Docente. São Paulo: Escrituras Editora. p. 51-68.
MACÊDO, Muirakytan K. de. A Penúltima Versão do Seridó. Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)