"CHEGOU O CHEFE!"
Análise de uma peça teatral da Escola de Aprendizes de Marinheiros da Paraíba como prática educativa disciplinadora
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38619Resumo
Este trabalho visa como objetivo analisar a peça teatral “Chegou o chefe!”, escrita pelo sr. Francisco Barroso, para ser lida e encenada na Escola de Aprendizes de Marinheiro da Paraíba, enquanto uma prática educativa disciplinar aos petizes. As Escolas de Aprendizes de Marinheiro foram instituições de ensino criadas pela Marinha do Brasil em meados do século XIX com o interesse de arregimentar crianças e jovens e incutir práticas de adestramento, aproveitando-os em todas as suas capacidades. Os materiais didáticos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem dos recrutas eram confeccionados por docentes e/ou pessoas vinculadas à Marinha, portanto, sendo objetivo deste material orientar o corpo e a mente para a obediência e para a ordem. Além dos livros didáticos, outros materiais foram confeccionados, a exemplo da peça teatral, objeto de interesse de análise deste trabalho. Para tanto, dialogamos com as categorias de “práticas educativas”, sob a perspectiva de Franco (2012) e de Silva (2017), além do entendimento da “disciplina” a partir de Foucault (1987), no intuito de entender as formas de poder e controle exercidas sobre os aprendizes marinheiros. Metodologicamente, utilizamos a “análise documental” na perspectiva de entender como a peça teatral, funcionou como parte de uma prática educativa de controle, que desde seu primeiro enunciado, o título, afirmou “Chegou o chefe!”, portanto, um dispositivo capaz de chamar a atenção e fazer os alunos a conter os seus gestos. Concluímos que a peça teatral em tela, funcionou como parte integrante de uma forma de ensino responsável por adestrar os corpos e as mentes dos jovens que ingressaram na escola de formação naval, e, que mesmo sendo parte de uma atividade cultural, possuía interesses endereçados aos petizes.
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