Venha, venha o voto feminino
embates travados na imprensa periódica oitocentista no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2018v13n01ID17596Palavras-chave:
Voto feminino, Imprensa Oitocentista, Relações de GêneroResumo
Neste artigo, propomos uma análise da discussão sobre o voto feminino travado no Império do Brasil, circulando nos impressos diários da corte a partir da segunda metade do século XIX. Nossos objetivos serão, por um lado, o de compreender como os jornais diários vinham abordando tal discussão, atentando-nos num estudo sob a perspectiva das relações de gênero e de poder imbricados nos jornais. Do mesmo modo, problematizamos a inserção da reivindicação feminina pela participação política, presente em meios de grande circulação, que por muito tempo permaneceu marginalizada em estudos históricos durante o Oitocentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)