AS FRONTEIRAS INSULARES DE BELÉM
reflexões a partir de um prisma historiográfico
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v21n1ID38607Palavras-chave:
Amazônia, Fronteira, Belém, Ilhas.Resumo
Discutiremos nesse artigo a relação de Belém com suas fronteiras de ilhas insulares (ilha das Onças, Arapiranga) separadas por um limite de águas de 4 km, que corresponde a extensão da baía de Guajará, num período que abrange a virada do século XIX até as primeiras duas décadas do século XX. A metodologia desenvolvida neste trabalho, percorre os caminhos da análise de fontes impressas (jornais, álbuns do Pará, inventários) com adjeção de depoimentos orais coletados durante pesquisa de campo, no intuito de promover a reflexão pelas lentes do olhar historiográfico sobre relações de Belém com as ilhas em aspectos que envolvem os movimentos econômicos e populacionais.
Downloads
Referências
FONTES DOCUMENTAIS
CACCAVONI, Arthur. O Pará commercial na Exposição de Paris. [s.l.: s.n.], 1900. Obras raras, Acervo digital. Disponível em: https://obrasraras.fcp.pa.gov.br/publication/o-para-commercial/. Acesso em: 12 de nov. de 2024.
INVENTÁRIO de Manoel Luiz Dacier Lobato arquivado no Centro de Memórias da Amazônia. Cartório Odon (2°Vara Cível); Código: 145.704870.842-503; Notação: 270 – “C”, 1911.
JORNAIS
ESTADO DO PARÁ. Propriedade de uma Associação Anonyma (PA). Edição 00783, 03 de junho de 1913. Hemeroteca Digital Brasileira (Acervo digital), p. 02.
ESTADO DO PARÁ - Propriedade de uma Associação Anonyma (PA). Congresso de Defesa Economica da Amazônia. As experiências do corte e preparo do látex no Museu Goeldi. Edição 859, Belém, 18 de agosto de 1913. Hemeroteca Digital Brasileira (Acervo digital). p. 01.
ESTADO DO PARÁ - Propriedade de uma Associação Anonyma (PA). Pequenos annuncios. Edição 2495, Belém, 10 de março de 1919. Hemeroteca Digital Brasileira (Acervo digital).
ESTADO DO PARÁ - Propriedade de uma Associação Anonyma (PA). Pequenos annuncios. Edição 2496, Belém, 11 de março de 1918. Hemeroteca Digital Brasileira (Acervo digital). p. 05.
ESTADO DO PARÁ - Propriedade de uma Associação Anonyma (PA). Pequenos annuncios. Edição 2918, Belém, 10 de maio de 1919. Hemeroteca Digital Brasileira (Acervo digital).
DIÁRIO DO PARÁ. Telhado do mercado estava por um fio. Edição 1629, Belém, 05 de janeiro de 1988. Hemeroteca Digital Brasileira (Acervo digital).
FONTES ORAIS
ARAÚJO, Joaquim Neves. Entrevista concedida para a pesquisa de campo sobre migrações na ilha das Onças. Entrevistador: Enos Botelho Sarmento. Duração de 50min20s. Ilha das Onças: Comunidade Piramanha, 2021.
SOUZA, Angelita Serrão de. Entrevista concedida para a pesquisa de campo sobre migrações na ilha de Arapiranga. Entrevistador: Enos Botelho Sarmento. Duração: 23min10s. Ilha Arapiranga: Comunidade Vila do Arapiranga, 2021.
SILVA, Maílson. Entrevista concedida para a pesquisa de campo sobre migrações na ilha de Arapiranga. Entrevistador: Enos Botelho Sarmento. Duração de 45min19s. Ilha de Arapiranga, 2021.
BIBLIOGRAFIA
CRUZ, Valter do Carmo. O rio como espaço de referência identitária: reflexões sobre a identidade ribeirinha na Amazônia. In: TRINDADE JÚNIOR, S. C.; TAVARES, M. G. C. (orgs). Cidades ribeirinhas na Amazônia: mudanças e permanências. Belém: Edufpa, 2008.
GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1998.
DAOU, Ana Maria. A belle époque amazônica. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
EMMI, Marília Ferreira. Fluxos migratórios internacionais para a Amazônia brasileira do final do século XIX: o caso dos italianos. In: ARAGÓN, Luis E. (org.). Migração Internacional na Pan-Amazônia. Belém: NAEA, p. 263-279, 2009.
EMMI, Marilia Ferreira. A Amazônia como destino das migraçãos internacionais do final do século XIX ao início do XX: O caso dos Portugueses. In: ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS – ABEP, Caxambú, Minas Gerais, Brasil, 20 a 24 de setembro de 2010.
MIRANDA, Leila Mourão. Cidades, águas e ilhas no estuário amazônico. Labor & Engenho, v. 2, p. 81-92, 2015.
PANTOJA, Laura Cristina Monte Palma. Mercado de São Brás e seu entorno: tramas e sentidos de um lugar. 2014. 146 f. Dissertação, Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Belém, 2014.
SANTOS, Roberto. História econômica da Amazônia (1800-1920). São Paulo: T. A. Queiroz, 1980.
SARGES, Maria de Nazaré dos Santos. Memórias do "Velho" intendente: Antônio Lemos - 1869-1973. 1998. 304 f. Tese, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, Programa de Pós-Graduação em História, 1998.
SILVA, R.O. da et al. Pesquisa de Cadeias de Valor Sustentáveis e Inclusivas: Açaí. Instituto Peabiru, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)