Competência em informação e inteligência artificial
análise da literatura indexada pela Scopus
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38021Palavras-chave:
competência em informação, inteligência artificial, bibliometria, mapeamento de domínioResumo
A crescente integração de Inteligência Artificial às Tecnologias de Informação e Comunicação para mediar os processos de criação, organização, acesso, disseminação e recuperação da informação reforça a relevância da Competência em Informação na contemporaneidade. Objetivo analisar a produção científica indexada pela Scopus que explora a relação entre Competência em Informação e Inteligência Artificial. A pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa e possui caráter exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico na Scopus, utilizando a string de busca (“Information Literacy” AND “Artificial Intelligence”) no campo de palavras-chave. Após aplicação de filtros e análises, 20 artigos alinhados ao objetivo do estudo foram selecionados para compor o corpus de análise. Os dados foram examinados com o auxílio de quatro softwares: Microsoft Excel, Ucinet, NetDraw e VOSviewer, possibilitando a elaboração de gráficos, tabelas, rede de coautoria e rede de palavras-chave. A interseção entre Competência em Informação e Inteligência Artificial ainda é um campo de pesquisa incipiente, mas, desde 2023, observa-se um crescente interesse pela temática entre pesquisadores de diferentes países. Diante da crescente integração de Inteligência Artificial às Tecnologias de Informação e Comunicação, é essencial o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à Competência em Informação para que essas tecnologias e as informações que elas disponibilizam sejam usadas de forma ética, adequada e eficiente.
Downloads
Referências
ANDERSDOTTER, K. Artificial Intelligence skills and knowledge in libraries: experiences and critical impressions from a learning circle. Journal of Information Literacy, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 108-130, Nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.11645/17.2.14. Disponível em: https://journals.cilip.org.uk/jil/article/view/14. Acesso em: 14 abr. 2025.
ATLAS, S.; BORTOLOZZI, F. (trad.). ChatGPT para ensino superior e desenvolvimento profissional: um guia para IA conversacional. College of Business Faculty Publications, Rhode Island, 2023. Disponível em: https://digitalcommons.uri.edu/cba_facpubs/558/. Acesso em: 14 abr. 2025.
BELLUZZO, R. C. B. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. (Coleção Estudos ABECIN, 05). Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/issue/view/23. Acesso em: 14 abr. 2025.
BILGIN, G. B. et al. Performance of ChatGPT-4 and Bard chatbots in responding to common patient questions on prostate cancer 177Lu-PSMA-617 therapy. Frontiers in Oncology, [s. l.], v. 14, p. 1-6, 2024. DOI 10.3389/fonc.2024.1386718. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11272524/. Acesso em: 14 abr. 2025.
BRANUM, C.; SCHIAVENATO, M. Can ChatGPT accurately answer a PICOT question? Assessing AI response to a clinical question. Nurse Educator, [s. l.], v. 48, n. 5, p. 231-233, Sept./Oct. 2023. DOI 10.1097/NNE.0000000000001436. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37130197/. Acesso em: 14 abr. 2025.
BRICKER, B. T; JUSTICE, J. Human intelligence: justifying debate in the Age of AI. Argumentation and Advocacy, [s. l.], p. 1-19, 2024. DOI 10.1080/10511431.2024.2386801. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10511431.2024.2386801?scroll=top&needAccess=true. Acesso em: 14 abr. 2025.
BRIDGES, L. M.; MCELROY, K.; WELHOUSE, Z. Generative artificial intelligence: 8 critical questions for libraries. Journal of Library Administration, [s. l.], v. 64, n. 1, p. 66-79, 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2024.2292484 Disponível em: https://ir.library.oregonstate.edu/concern/articles/0c483t39z. Acesso em: 14 abr. 2025.
CAMPOS, R. S. Desmistificando a Inteligência Artificial: uma breve introdução conceitual ao aprendizado de máquina. Aoristo: International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 106-123, 2020. DOI: https://doi.org/10.48075/aoristo.v3i1.24880. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/24880. Acesso em: 14 abr. 2025.
CARROLL, A. J.; BORYCZ, J. Integrating large language models and generative artificial intelligence tools into information literacy instruction. The Journal of Academic Librarianship, [s. l.], v. 50, n. 4, p. 1-10, July 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2024.102899. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0099133324000600?via%3Dihub. Acesso em: 14 abr. 2025.
CARTER, D. How real is the impact of artificial intelligence? The business information survey 2018. Business Information Review, [s. l.], v. 35, n. 3, p. 99-115, July 2018. DOI 10.1177/0266382118790150. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/32660281. Acesso em: 14 abr. 2025.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, M. La era de la información: economía, sociedad y cultura. 4. ed. Madri: Siglo veintiuno, 2006.
CHAGAS, E. T. de O. Deep Learning e suas aplicações na atualidade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 4, v. 4, n. 5, p. 5-26, 2019. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/deep-learning. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/deep-learning. Acesso em: 14 abr. 2025.
COBO, M. J. et al. An approach for detecting, quantifying, and visualizing the evolution of a research field: a practical application to the Fuzzy Sets Theory field. Journal of Informetrics, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 146-166, 2011a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2010.10.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157710000891. Acesso em: 14 abr. 2025.
COBO, M. J. et al. Science mapping software tools: Review, analysis, and cooperative study among tools. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [s. l.], v. 62, n. 7, p. 1382-1402, July 2011b. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.21525. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227733641. Acesso em: 14 abr. 2025.
COSTA, V. A. da. Educação a Distância e inclusão digital/social no contexto da sociedade da informação. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3484. Acesso em: 14 abr. 2025.
DOLNIČAR, D.; PODGORNIK, B. B.; BARTOL, T. A comparative study of three teaching methods on student information literacy in stand-alone credit-bearing university courses. Journal of Information Science, [s. l.], v. 43, n. 5, p. 601-614, 2016. DOI 10.1177/0165551516655084. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0165551516655084. Acesso em: 14 abr. 2025.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/xDBTqDKvmcsvMnmwLWprjmG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2025.
FERNÁNDEZ MARCIAL, V.; GOMES, L. I. E. Impacto de la inteligencia artificial en el comportamiento informacional: elementos para el debate. Revista Bibliotecas: anales de investigación, Cuba, v. 18, n. 3, P. 1-12, 2022. Disponível em: http://revistas.bnjm.sld.cu/index.php/BAI/article/view/524. Acesso em: 14 abr. 2025.
FONSECA, A.; SPUDEIT, D. O trabalho cooperativo entre bibliotecários e professores para o desenvolvimento da competência em informação: criação de um programa voltado para alunos do ensino médio. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 36-63, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.112482. Disponível em: https://revistas.usp.br/berev/article/view/112482/116766. Acesso em: 14 abr. 2025.
FRAU-MEIGS, D. Algorithm literacy as a subset of media and information literacy: competences and design considerations. Digital, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 512-528, 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/digital4020026. Disponível em: https://www.mdpi.com/2673-6470/4/2/26. Acesso em: 14 abr. 2025.
GAGLIONI, C. A inteligência artificial em 2023 e as perspectivas para 2024. Nexo Jornal, [S. l.], 15 mar. 2024. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2023/12/29/a-inteligencia-artificial-em-2023-e-as-perspectivas-para-2024. Acesso em: 17 out. 2024.
GHOSH, S. et al. Search Systems and Artificial Intelligence: enhancing searching as learning approaches to counter misinformation. Proceedings of the Association for Information Science and Technology, [s. l.], v. 60, n. 1, p. 775-779, 2023. DOI: https://doi.org/10.1002/pra2.859. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2025.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HARISANTY, D. et al. Is adopting artificial intelligence in libraries urgency or a buzzword? A systematic literature review. Journal of Information Science, [s. l.], v. 51, n. 1, p. 511-522, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/01655515221141034. Acesso em: 14 abr. 2025.
HIRVONEN, N. Information literacy after the AI revolution. Journal of Information Literacy, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 47-54, 2024. DOI: https://doi.org/10.11645/18.1.593. Disponível em: https://journals.cilip.org.uk/jil/article/view/593. Acesso em: 14 abr. 2025.
JOHNSON, S. et al. Using ChatGPT-generated essays in library instruction. The Journal Of Academic Librarianship, [s. l.], v. 50, n. 2, p. 1-7, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.11875/4339. Acesso em: 14 abr. 2025.
KAUFMAN, D.; SANTAELLA, L. O papel dos algoritmos de Inteligência Artificial nas redes sociais. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 27, p. 1-10, jan./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.34074. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/34074/19629. Acesso em: 14 abr. 2025.
KUŞCU, O. et al. Is ChatGPT accurate and reliable in answering questions regarding head and neck cancer? Frontiers In Oncology, [s. l.], v. 13, p. 1-7, 2023. DOI: https://doi.org/10.3389/fonc.2023.1256459. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/oncology/articles/10.3389/fonc.2023.1256459/full. Acesso em: 14 abr. 2025.
LOPES, A. C. da S. Comportamento de busca de informação como parâmetro para o desenvolvimento da competência em informação no uso do Portal CAPES. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27854. Acesso em: 14 abr. 2025.
MATA, M. L. da. Competência em informação: questões terminológicas e conceituais. In: GERLIN, M. N. M. (org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília: Faculdade de Ciências da Informação, 2018. p. 48-78. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32703. Acesso em: 14 abr. 2025.
MOODLEY, K. Artificial intelligence (AI) or augmented intelligence? How big data and AI are transforming healthcare: challenges and opportunities. South African Medical Journal, [s. l.], v. 114, n. 1, p. 16-20, Jan. 2024. DOI 10.7196/SAMJ.2024.v114i1.1631. Disponível em: https://samajournals.co.za/index.php/samj/article/view/1631/747. Acesso em: 14 abr. 2025.
NOYONS, E. C. M.; MOED, H. F.; VAN RAAN, A. F. J. Integrating research performance analysis and science mapping. Scientometrics, [s. l.], v. 46, n. 3, p. 591-604, 1999. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02459614. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02459614#citeas. Acesso em: 14 abr. 2025.
PACETE, L . G. Por que 2023 será o ano da inteligência artificial? Forbes Tech, [s. l.], 3 jan. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/01/por-que-2023-sera-o-ano-da-inteligencia-artificial/ Acesso em: 17 out. 2024.
PAN, X. et al. Examining the usage, citation, and diffusion patterns of bibliometric mapping software: a comparative study of three tools. Journal of Informetrics, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 481-493, May 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2018.03.005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717303292. Acesso em: 14 abr. 2025.
PUCINELLI, R. H.; GIORDAN, M. Análise sociométrica de interações entre professores de ciências em um programa on-line de formação continuada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. p. 1-8. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0952-1.PDF. Acesso em: 14 abr. 2025.
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência artificial. Tradução Regina Célia Simille. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2013.
SANTOS, R. B. Perfil do bibliotecário universitário: uma abordagem contemporânea sob a ótica das iniciativas formadoras de Competência em Informação (CoInfo). 2017. 239 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23533. Acesso em: 14 abr. 2025.
SILVA, V. M. L. da. Diagnóstico de competência e comportamento informacional dos discentes dos cursos técnicos da Escola Agrícola de Jundiaí - Rio Grande do Norte. 2020. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31428. Acesso em: 14 abr. 2025.
THOMAS, D. M. et al. Machine learning modeling practices to support the principles of AI and ethics in nutrition research. Nutrition & Diabetes, [s. l.], v. 12, n. 48, p. 1-10, 2022. DOI: 10.1038/s41387-022-00226-y. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41387-022-00226-y. Acesso em: 14 abr. 2025.
TIASE, V. L.; CATO, K. D. From artificial intelligence to augmented intelligence: practical guidance for nurses. OJIN: the online journal of issues in nursing, [s. l.], v. 26, n. 3, 2021. DOI 10.3912/OJIN.Vol26No03Man04. Disponível em: https://ojin.nursingworld.org/table-of-contents/volume-26-2021/number-3-september-2021/from-artificial-intelligence-to-augmented-intelligence/. Acesso em: 14 abr. 2025.
TIERNAN, P. et al. Information and media literacy in the age of AI: options for the future. Education Sciences, [s. l.], v. 13, n. 9, p. 1-11, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci13090906. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/9/906. Acesso em: 14 abr. 2025.
TIMPONE, R.; GUIDI, M. Explorando a mudança de cenário da IA: da IA Analítica à IA Generativa. [S. l.]: IPSOS Views, 2023. Disponível em: https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/publication/documents/2023-05/PORTUGUESE_20230403-GenerativeAI_POV_v3.pdf. Acesso em: 14 abr. 2025.
TRINDADE, A. S. C. E. da; OLIVEIRA, H. P. C. de. Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação: habilidades informacionais necessárias ao uso de ferramentas de IA generativa em demandas informacionais de natureza acadêmica-científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 29, p. 1-27, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/47485. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/GVCW7KbcRjGVhLSrmy3PCng/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2025.
UNESCO. Global media and information literacy assessment framework: country readiness and competencies. Paris: UNESCO, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000224655. Acesso em: 14 abr. 2025.
VARELA, A. A explosão informacional e a mediação na construção do conhecimento. In: MIRANDA, A.; SIMEÃO, E. (org.) Alfabetização digital e acesso ao conhecimento. Brasília, DF: UnB, 2006. cap. 1, p. 15-32. (Comunicação da Informação, v. 4).
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2020. E-book (205 p.). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/212553/E-book%20Compet%c3%aancia%20em%20informa%c3%a7%c3%a3o%2031ago20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 abr. 2025.
WANG, B.; RAU, P. P.; YUAN, T. Measuring user competence in using artificial intelligence: validity and reliability of artificial intelligence literacy scale. Behaviour & Information Technology, [s. l.], v. 42, n. 9, p. 1324-1337, 2022. DOI: 10.1080/0144929X.2022.2072768. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/360519116. Acesso em: 14 abr. 2025.
WU, D.; LIU, J. Algorithmic literacy in the era of Artificial Intelligence: connotation analysis and competency framework construction. Journal of Library Science in China, [s. l.], v. 48, n. 6, p. 43-56, Nov. 2022. Disponível em: https://www.jlis.cn/jtlscen/ch/reader/view_abstract.aspx?file_no=20220606&flag=1. Acesso em: 14 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciana Laura Gusmão Cordeiro, Alessandra Stefane Cândido Elias da Trindade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.