Preservação da memória através da fotografia e sua disseminação para a comunidade universitária no âmbito da AGECOM/UFRN

  • Rafaela Karoline Galdêncio de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo

Resumo


Apresenta perspectivas relacionadas à preservação de fotografias impressas institucionais no âmbito universitário. Explicita o contexto da informação, caracterizando o documento enquanto suporte de representação da informação. Conceitua a memória para a promoção da comunicação, disseminação da informação e formas de estoque na mente humana. Enfoca a fotografia como meio de representação da informação documental ao qual assume papel fundamental na construção da memória; bem como os elementos constituintes que a tornam meio impresso ou digital. Aborda questões técnicas e reflexivas concernentes à preservação, conservação e disseminação da informação em coleções fotográficas. Esta pesquisa objetivou estudar as formas de acondicionamento e preservação das fotografias da Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como perceber se existe divulgação destes materiais para a comunidade universitária. Finaliza o estudo com reflexões acerca da importância da preservação de fotografias para a construção da memória institucional enquanto um todo, com vistas a disseminação da informação ao público interno e externo frente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave: Memória institucional. Preservação de fotografias. Disseminação da informação.  Agência de Comunicação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Karoline Galdêncio de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Biblioteconomia - UFRN

Pós-graduanda em Gestão Documental - UFRN

Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo

Professor Assistente I do Departamento de Ciência da Informação - UFRN

Mestre em Ciência da Informação - Universidade do Porto

Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação - UFRN

Bacharel em Biblioteconomia - UFRN

Referências

  • ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila de. Fundamentos da ciência da informação: correntes teóricas e o conceito da ciência da informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v.4, n.1, p.57-79, Jan./Jun. 2014. Disponível em:



  • BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005. 318 p.



  • COSTA, Bianca Mandarino da. Conservação e preservação de fotografias albuminadas. Monografia - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro: 2009. Disponível em: <http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/MONOGRAFIA_Bianca_Mandarino.pdf>. Acesso em: 30 Ago. 2012. 89 p.


  • CUNHA, Catherine da Silva; PEREZ, Carlos Blaya. Preservação digital de fotografias.

  • Informação e sociedade: estudos. João Pessoa, v. 24, n. 2, p. 49-55, Maio/Ago. 2014.



  • EGGERT-STEINDEL, Gisela et al. Imagens/memórias da Biblioteca Pública de Santa Catarina: uma leitura da memória volátil fixada pela fotografia (1980-2011).

  • HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, 2009.


  • KENNEDY, Nora; MUSTARDO, Peter. Preservação de fotografias: métodos básicos para salvaguardar suas coleções. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica (Organização do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte). Rio de Janeiro: Funarte, 2004, v. 2, p. 17-27. Disponível em:


  • KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2. ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. 163p.

  • LE GOFF, J. História e memória. 7. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2013. 499 p.



  • LUCAS, Clarinda Rodrigues. Leitura e interpretação em biblioteconomia. São Paulo: UNICAMP, 2000. 91 p.

  • PIMENTA, Ricardo M. O futuro do passado: desafios entre a informação e a memória na sociedade digital. In: ALBAGLI, S. (org.). Fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, 2013. p. 146-171. Disponível em:


  • RIBEIRO, Fernanda. O acesso à informação nos arquivos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência e do Ensino Superior, 2003. 2v. (Textos universitários de ciências sociais e humanas)

  • SILVA, Armando Malheiro da. A informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Porto: Afrontamento, 2006. 176 p.


  • SMIT, Johanna W; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Sistemas de recuperação de informação e memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7, 2006, São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo: UNESP, 2006. p. 1-11. Disponível em:


  • SPINELLI, Jayme. Manual técnico de preservação e conservação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2011. 45 p.

  • TEIXEIRA, Lia Canola. GHIZONI, Vanilde Rohling. Conservação preventiva de acervos. In: Coleção Estudos Museológicos. Vol. 1. Florianópolis: FCC, 2012. Disponível em:


  • TRIGO, Thales. Equipamento fotográfico: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Senac, 1998. 243 p.


  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Portal da UFRN. Disponível em: . Acesso em: 20 Nov. 2014.

Publicado
12-06-2017
Como Citar
MOURA, R. K. G. DE; ARAÚJO, F. DE A. N. G. DE. Preservação da memória através da fotografia e sua disseminação para a comunidade universitária no âmbito da AGECOM/UFRN. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 1, n. 3, p. 1-20, 12 jun. 2017.
Seção
Artigos