O lugar da biblioteca escolar e da pessoa bibliotecária na proposta pedagógica da Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2023v7n1ID30881

Palavras-chave:

biblioteca escolar, lei de diretrizes curriculares nacionais, ensino médio, bibliotecário

Resumo

Este estudo tem por objetivo geral analisar como a biblioteca e o bibliotecário estão apresentados na Proposta Pedagógica da Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Médio e, quanto aos seus objetivos específicos, pretende: investigar as relações da educação com a biblioteca escolar; apresentar o papel e a importância do bibliotecário escolar; contextualizar a inclusão/ atuação da biblioteca e do bibliotecário na proposta Pedagógica da Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Médio. O método utilizado para alcançar os objetivos deste estudo foi o da pesquisa bibliográfica e documental cujo nível, quanto aos seus objetivos, é exploratório e sua abordagem qualitativa. Observou-se que, na proposta do projeto pedagógico a biblioteca e o bibliotecário não são citados e, na maioria delas, a biblioteca escolar poderia facilmente atuar como ator no processo formativo do estudante, como suporte na oferta de material didático, como espaço de convivência, como espaço de oferta de atividades culturais, entre tantas outras possibilidades.

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Biografia do Autor

Daniela Machado Sampaio Costa, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia; Bibliotecária da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Débora Leitão Leal, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Ciência da Informação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

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Publicado

12-12-2023

Como Citar

COSTA, D. M. S.; LEAL, D. L. O lugar da biblioteca escolar e da pessoa bibliotecária na proposta pedagógica da Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio . Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.21680/2447-0198.2023v7n1ID30881. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/30881. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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Artigos