A função da biblioteca na escola

Autores

  • Luciana Mendes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2018v2n0ID13302

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. História da biblioteca escolar. Função da biblioteca escolar.

Resumo

Analisa as bibliotecas escolares no contexto histórico para compreender sua conceituação e aceitação por parte da comunidade escolar. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para identificar na literatura da área a concepção de biblioteca escolar ao longo da história e o reflexo no desempenho da sua função na atualidade. Sugere a integração da biblioteca escolar através do planejamento pedagógico, respeitando sua autonomia educativa e formativa, e do envolvimento com os demais setores da escola. Deixando notório que a biblioteca alcança um território ainda pouco explorado pela formalidade do ensino regular contribuindo para a aprendizagem autônoma e prazerosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Mendes Ferreira

Especialização em Letramento Informacional - UFG (em curso)Especialista em Marketing e Comunicação - UniBHBacharel em biblioteconomia - UFMG

Referências

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270 p.

BERNARDES, Alessandra Sexto. Do texto pelas mãos do escritor ao texto nas mãos do leitor: pensando a leitura e a escrita na biblioteca. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 77-88, jan./abr, 2003.

CLYDE, Laurel A. The magic casements: a survey of school library history from the eighth to the twentieth century. 1981. [788 f.]. Tesis (PhD) - James Cook University, North Queensland, 1981.

COLE, Tom J. The origin and development of school libraries. Peabody Journal of Education, v. 37, n. 2, p. 87-92, Sept. 1959.

HORN, Michael B; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução de Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015. 292 p.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofélia Elisa Torres. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: PROEX/UEPG, 2015. p 15-33. Coleção Mídias Contemporâneas, v. 2.

MUELLER, Suzana P. M. Bibliotecas e sociedade: evolução da interpretação de função e papéis da biblioteca. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 7-54, mar. 1984.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Newton gostava de ler. Lisboa: RBE, 2011.

RAMOS, Cleriston Ribeiro; MUNHOZ, Deise Parula; MUNHOZ, Andreia Parula; WYSE, Thiago Lopes da Silva. Aproximando o aluno da biblioteca escolar por meio do “estímulo entre pares”. Biblios, Rio Grande, v. 23, n. 2, p. 93-103, 2009.

SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 15, n. 3, p. 52-66, set./dez, 2010.

VIANA, Lilian. Bibliotecas Escolares: políticas pública para a criação de possibilidades. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

07-06-2018

Como Citar

FERREIRA, L. M. A função da biblioteca na escola. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 2, p. 1–14, 2018. DOI: 10.21680/2447-0198.2018v2n0ID13302. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/13302. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos