Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação

Autores

  • Pedro Alves Barbosa Neto UFRN - DECIN
  • Luciana Moreira Carvalho UFRN-DECIN
  • Jacqueline de Araújo Cunha UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n2ID11579

Resumo

No presente trabalho objetivou-se, de forma geral, descrever os processos reflexivos empreendidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente sobre a estrutura curricular. Como suporte para as reflexões foi feito um resgate histórico da formação do Bibliotecário no Brasil, a partir da análise descritiva das estruturas curriculares adotadas em cada contexto histórico social, vinculando-o as suas inspirações teóricas e identitárias.  Em continuidade foi discutida a formação dos currículos mínimos (1962 e 1982) para os Cursos de Biblioteconomia, e a posterior migração da perspectiva dos conteúdos para as competências e habilidades emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Finalmente, é apresentada a proposta de metodologia utilizada para reformular a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da UFRN, a luz das reflexões acerca das DCN .

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Publicado

05-04-2017

Como Citar

BARBOSA NETO, P. A.; CARVALHO, L. M.; CUNHA, J. de A. Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–23, 2017. DOI: 10.21680/2447-0198.2017v1n2ID11579. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos