Gestão da informação do estágio não obrigatório na coordenação de curso de pedagogia presencial da UFRN

Autores

  • Teresinha Pereira da Rocha UFRN
  • Pedro Alves Barbosa Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2019v3n0ID15876

Palavras-chave:

Gestão da Informação. Estágio. Estágio não obrigatório. Pedagogia. UFRN.

Resumo

O estágio não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional dos alunos do ensino superior. A documentação produzida para controle da atividade oferece um volume de informações pouco trabalhadas a partir da perspectiva da gestão da informação. Assim, este artigo teve como objetivo identificar as principais informações referentes à atividade de estágio supervisionado não obrigatório na Coordenação do Curso de Pedagogia presencial, com vistas à obtenção de informações relevantes para os processos de trabalho e tomadas de decisão. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi feita por pesquisa documental, nos sistemas de controles disponíveis. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e do modelo de gestão da informação de McGee e Prusak (1994). As informações disponíveis apontaram que o estágio não obrigatório é uma atividade de grande interesse dos alunos, existindo estagiários em todos os períodos do curso em que há sua permissão. Porém, houve diminuição de 21% nas vagas oferecidas no período analisado. Constatou-se, também, que a maior parte das instituições concedentes são entidades privadas, no município de Natal. Concluiu-se que é importante promover a gestão das informações, incrementando o tratamento das informações armazenadas e produzindo material referente às condições de realização do estágio não obrigatório, para uso nas decisões no âmbito da Coordenação de Curso.

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Biografia do Autor

Pedro Alves Barbosa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais
Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da UFRN/Natal/RN/Brasil

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Publicado

10-06-2019

Como Citar

ROCHA, T. P. da; BARBOSA NETO, P. A. Gestão da informação do estágio não obrigatório na coordenação de curso de pedagogia presencial da UFRN. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 3, p. 1–18, 2019. DOI: 10.21680/2447-0198.2019v3n0ID15876. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/15876. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos