Transferência de conhecimento na interação Universidade-Empresa:

uma análise de estudos de caso

Autores

  • Rodrigo Romão do Nascimento UFRN
  • Andrea Vasconcelos Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2019v3n0ID15918

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Transferência de Conhecimento, Tríplice Hélice, Interação Universidade-Empresa

Resumo

O processo de transferência do conhecimento está vinculado à apropriação e ao uso do conhecimento, o qual é transmitido de um emissor para um receptor num ambiente de interação. Este processo é abordado no conceito de Tríplice Hélice, que é a relação interativa entre três agentes independentes, porém economicamente colaborativos: Universidade, Governo e Empresas. Estudar a transferência de conhecimento na interação Universidade-Empresa, especificamente, se justifica pelo entendimento de que esses são os atores com maior capacidade de geração de produtos, processos e inovações intercambiáveis, enquanto o Governo atua com maior ênfase no fomento e financiamento dessas relações. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre como ocorre o processo de transferência de conhecimento na interação Universidade-Empresa a partir da análise de estudos de caso realizados em Universidades e Institutos Federais de Ensino brasileiros. Com base na análise dos seis estudos de caso recuperados, foi possível identificar os motivadores, os facilitadores, as barreiras e as características do fluxo informacional entre universidades e empresas. Assim, percebeu-se que nos estudos analisados predomina a existência do fluxo bidirecional de transferência de conhecimento e que quando identificado um fluxo unilateral, o conhecimento é transmitido da universidade para a empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

ALMEIDA, Mário de Souza; FREITAS, Claudia Regina; SOUZA, Irineu Manoel. Gestão do conhecimento para tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2011.

AMARAL, Roberto Antônio Penedo do; SANTOS, Ângela Maria dos. O conhecimento como Eros: uma leitura de O Banquete de Platão. Revista Vozes dos Vales. Minas Gerais, n. 02, ano 1, out. 2012. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/O-conhecimento-como-Eros-uma-leitura-de-O-Banquete-de-Plat%C3%A3o_angela_roberto.pdf. Acesso em: 18 jan. 2017.

BATISTA, Glaisse Anne Ferreira. Interação Universidade-Empresa no âmbito do Instituto Federal do Amazonas. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3561. Acesso em: 18 jan. 2018.

BEAL, Adriana. Gestão estratégia da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.

DALKIR, Kimiz. Knowledge Management in Theory and Practice. Massachussets: The MIT Press, 2011.

DAVENPORT, Thomas H. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DOIN, Tatiana Aparecida Ferreira. Governança colaborativa na relação universidade-empresa-governo: para além dos pressupostos da Hélice Tríplice. 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

ETZKOWITZ, Henry; ZHOU, Chunyan. Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 31, n. 90, p. 23-48, maio 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142017000200023. Acesso em: 18 jan. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HOLANDA, Fabiana Carneiro Silva de. Interação Universidade-Empresa: estudo das relações de cooperação entre os grupos de pesquisa da UFPE e a indústria farmacêutica. O caso de Pernambuco. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Inovação Terapêutica) – Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2004.

JAMIL, George Leal. Inteligência de Mercado como um processo de gestão da informação e do conhecimento: proposta de oficinas de capacitação setoriais. Porto: U. Porto, 2014. 219 f. Projeto de Pesquisa (Pós-Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2014.

LACOMBE, Francisco. Teoria Geral da Administração. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MACÊDO, Caroliny Wanderley de. Interação Universidade-Empresa-Governo: uma análise do arranjo institucional do Porto Digital. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MIKOSZ, Vinícius Machado. A Relação Universidade-Empresa-Governo no contexto com Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Brasileiro: um estudo de caso dos mecanismos de cooperação e seus intervenientes em uma universidade pública. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) – Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2017.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman: 2008.

OLIVEIRA, Rezilda Rodrigues; ALVES FILHO, Bartolomeu de Figueiredo. Contexto de compartilhamento do conhecimento: o caso do Serpro-Recife. In: ANGELONI, Maria Terezinha (org). Gestão do Conhecimento no Brasil: casos, experiências e práticas em empresas públicas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

POPADIUK, Silvio; AYRES, Rosane Maria Soligo de Mello. Knowledge transfer, learning and organization capabilities in an inter-organizational software project. Revista O&S. Salvador, v. 23, n. 79. p. 553-570, out./dez. 2016.

PROBST, Gilberto; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: Os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SÁBATO, Jorge; BOTANA, Natalio. La ciência y La tecnologia em el desarrollo futuro de America Latina. Disponível em: http://docs.politicascti.net/documents/Teoricos/Sabato_Botana.pdf. Acesso em: 21 jan. 2017.

SANTOS, Danielle Andrade dos. Cooperação tecnológica Universidade-Empresa-Governo: um estudo de casos múltiplos da Universidade Federal de Sergipe. 2011. 164 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais) – Programa de Pós-Graduação em Economia – Universidade Federal do Sergipe, São Cristóvão, 2011.

SANTOS, Lívia Maria dos. Relação universidade empresa no Brasil: o papel dos Institutos Senai de inovação como indutor da aproximação. 2016. 252 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (org). Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

STIPP, Gilmar. Processo de transferência de tecnologia universidade - empresa: estudo de caso no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC. 2017. 233 f. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) – Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

Downloads

Publicado

21-06-2019

Como Citar

NASCIMENTO, R. R. do; CARVALHO, A. V. . Transferência de conhecimento na interação Universidade-Empresa:: uma análise de estudos de caso. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 3, p. 1–21, 2019. DOI: 10.21680/2447-0198.2019v3n0ID15918. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/15918. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos