Transferência de conhecimento na interação Universidade-Empresa:

uma análise de estudos de caso

Autores

  • Rodrigo Romão do Nascimento UFRN
  • Andrea Vasconcelos Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2019v3n0ID15918

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Transferência de Conhecimento, Tríplice Hélice, Interação Universidade-Empresa

Resumo

O processo de transferência do conhecimento está vinculado à apropriação e ao uso do conhecimento, o qual é transmitido de um emissor para um receptor num ambiente de interação. Este processo é abordado no conceito de Tríplice Hélice, que é a relação interativa entre três agentes independentes, porém economicamente colaborativos: Universidade, Governo e Empresas. Estudar a transferência de conhecimento na interação Universidade-Empresa, especificamente, se justifica pelo entendimento de que esses são os atores com maior capacidade de geração de produtos, processos e inovações intercambiáveis, enquanto o Governo atua com maior ênfase no fomento e financiamento dessas relações. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre como ocorre o processo de transferência de conhecimento na interação Universidade-Empresa a partir da análise de estudos de caso realizados em Universidades e Institutos Federais de Ensino brasileiros. Com base na análise dos seis estudos de caso recuperados, foi possível identificar os motivadores, os facilitadores, as barreiras e as características do fluxo informacional entre universidades e empresas. Assim, percebeu-se que nos estudos analisados predomina a existência do fluxo bidirecional de transferência de conhecimento e que quando identificado um fluxo unilateral, o conhecimento é transmitido da universidade para a empresa.

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Publicado

21-06-2019

Como Citar

NASCIMENTO, R. R. do; CARVALHO, A. V. . Transferência de conhecimento na interação Universidade-Empresa:: uma análise de estudos de caso. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 3, p. 1–21, 2019. DOI: 10.21680/2447-0198.2019v3n0ID15918. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/15918. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos