A competência em informação nos projetos de extensão da Universidade Federal do Pará
uma análise a partir do modelo GeST
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID23236Palavras-chave:
competência em Informação, Extensão Universitária, Projetos de Extensão, Modelo GeSTResumo
As ações de Competência em Informação estão vinculadas aos processos de busca, localização, avaliação, seleção, organização e uso da informação, muitas vezes restritas às habilidades relacionadas às bibliotecas e às tecnológicas. A pesquisa buscou mapear atividades de Extensão Universitária desenvolvidas na Universidade Federal do Pará, a fim de identificar ações que abarquem os preceitos da Competência em Informação. O estudo se desenvolveu a partir de Pesquisa Bibliográfica e Documental, cujos resultados foram analisados por meio de análise comparativa, fundamentada nas habilidades e perspectivas de Competência em Informação e do modelo GeST. Na análise, não foram identificados projetos que mencionasse explicitamente a "Competência em Informação" ou suas variações. Tendo em vista o critério de seleção proposto, 22 projetos de extensão foram selecionados e apresentam de forma implícita e transversal os preceitos da Competência em Informação em diversos contextos, como uma ferramenta relevante para formar indivíduos críticos e engajados, capazes de utilizar a informação para adquirir e efetuar mudanças significativas em suas comunidades e na sociedade. Os resultados reforçam a necessidade de incluir a Competência em Informação como componente curricular em todas as áreas do conhecimento, visando fortalecer a atuação acadêmica em espaços formais, informais e não-formais.
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