A competência em informação nos projetos de extensão da Universidade Federal do Pará

uma análise a partir do modelo GeST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID23236

Palavras-chave:

competência em Informação, Extensão Universitária, Projetos de Extensão, Modelo GeST

Resumo

As ações de Competência em Informação estão vinculadas aos processos de busca, localização, avaliação, seleção, organização e uso da informação, muitas vezes restritas às habilidades relacionadas às bibliotecas e às tecnológicas. A pesquisa buscou mapear atividades de Extensão Universitária desenvolvidas na Universidade Federal do Pará, a fim de identificar ações que abarquem os preceitos da Competência em Informação. O estudo se desenvolveu a partir de Pesquisa Bibliográfica e Documental, cujos resultados foram analisados por meio de análise comparativa, fundamentada nas habilidades e perspectivas de Competência em Informação e do modelo GeST. Na análise, não foram identificados projetos que mencionasse explicitamente a "Competência em Informação" ou suas variações. Tendo em vista o critério de seleção proposto, 22 projetos de extensão foram selecionados e apresentam de forma implícita e transversal os preceitos da Competência em Informação em diversos contextos, como uma ferramenta relevante para formar indivíduos críticos e engajados, capazes de utilizar a informação para adquirir e efetuar mudanças significativas em suas comunidades e na sociedade. Os resultados reforçam a necessidade de incluir a Competência em Informação como componente curricular em todas as áreas do conhecimento, visando fortalecer a atuação acadêmica em espaços formais, informais e não-formais.

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Biografia do Autor

Renata Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação" (GpArqCoInfo). Atua principalmente nos temas: Competência em informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, Competência crítica em informação, Práticas Informacionais, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Ivone Costa, Universidade Federal do Pará

Mestra em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação". (GpArqCoInfo). Atualmente é bibliotecária/documentalista da Universidade Federal do Pará. Tem interesse em áreas de pesquisas relacionadas à Competência em informação, Competência crítica em informação e Práticas Informacionais.

Ana Moura, Universidade Federal do Pará

Mestra em Ciência da Informação PPGCI/UFPA, Especialista em Arquitetura de Sistemas da Informação pelo Grupo FOCUS, Bacharela em Arquivologia FAARQ/UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação". (GpArqCoInfo). Atualmente é Arquivista da Universidade Federal do Pará, Campus Tucuruí (CAMTUC). pesquisa principalmente sobre: Arquivologia/ Informação Arquivística /Fenômenos Informacionais/ Desinformação / Competência em Informação e Competência Crítica em Informação. 

Priscila Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Ciência da Informação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (PPGCI/ICSA/UFPA-2024). Mestra em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (PPGGP/NAEA/UFPA). MBA em Assessoria Executiva à distância (EaD) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará.  Integrante do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação" (GpArqCoInfo). Secretária Executiva no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente Efetiva no curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue do Departamento de Língua e Literatura (DLLT) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

FURTADO, R. L.; COSTA, M. I. M. da; MOURA, A. R. P.; OLIVEIRA, P. E. S. A competência em informação nos projetos de extensão da Universidade Federal do Pará: uma análise a partir do modelo GeST. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e23236, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID23236. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23236. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação