Acessibilidade Informacional à Pessoa com Deficiência Visual através do Livro Falado

Autores

  • Grasielle Lopes Menezes da Fonseca Instituto Benjamin Constant
  • Neuza Rejane Wile Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2020v4n1ID21761

Palavras-chave:

Deficiência visual, Audiolivro, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade informacional

Resumo

As pessoas com deficiência visual precisam ser atendidas com recursos que contemplem os processos educacionais, culturais e políticos e, assim, é fundamental que se desenvolvam estratégias para que essas pessoas se tornem cidadãs críticas, comprometidas e atuantes em uma sociedade democrática, independente da deficiência. O estudo tem como objetivo elaborar, validar e distribuir o Manual de Produção do Livro Falado para orientar a gravação de textos em áudio, visando traçar orientações aos professores e profissionais da educação inclusiva. O Manual trará uma orientação atual e consonante com a utilização apropriada pelo usuário do produto, a pessoa com deficiência visual. A metodologia deste estudo foi qualitativa, a partir de investigação bibliográfica, histórica, documental e de campo. O Manual foi validado por meio de questionário, respondido por 12 participantes de três Oficinas de Gravação Digital de Livros em Áudio oferecidas no Instituto Benjamin Constant entre 2018 e 019. O Manual produzido será disponibilizado gratuitamente no formato de E-book. Esses produtos agregam experiência às perspectivas da diversidade e inclusão na área da deficiência visual e são fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor com recursos de tecnologia assistiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Aline Karoline da Silva. O livro acessível: um auxiliar no acesso à informação para deficientes visuais. Revista Informática na Sociedade Contemporânea, v.1, n.2, p. 1-20, 2017.

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Assistiva, Tecnologia e Educação, 2017.

BORGES, Leonídia. Aprendizagem na Diversidade. Rio de Janeiro: Ed Luminária Academia, 2017.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI). Portal Brasil. Tecnologia Assistiva ajuda a melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2010/08/tecnologia-assistiva. Acesso em: 14 maio 2018.

FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso; MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo. Experiências vivenciadas por alunos com deficiência visual em instituições de ensino superior na cidade de Uberlândia. In: SILVA, Lázara Cristina da; DECHICHI, Cláudia; SOUZA, Vilma Aparecida de (org.). Inclusão Educacional, do discurso à realidade: construções e potencialidades nos diferentes contextos educacionais. Uberlândia: EDUFU, 2012. p. 111-138.

FONSECA, Grasielle Lopes Menezes da. Manual de produção do livro falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

FONSECA, Grasielle Lopes Menezes da; LIMA, Neuza Rejane Wille. Semelhanças e diferenças entre as gravações de livros em áudio na década de 1980 e no século XXI. In: LIMA, Neuza Rejane Wille; PERDIGÃO, Luciana Tavares; DELOU, Cristina Maria Carvalho (org.). Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão – volume 6. Niterói, RJ: ABDIn, 2019. p. 162-167.

FRANCO, Eliana Paes Cardoso; SILVA, Manoela Cristina Correia Carvalho da Audiodescrição: breve passeio histórico. In: MOTTA, Livia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (org.). Audiodescrição: Transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010. p.23-42.

GUIMARÃES, Décio Nascimento; AZEVEDO, Samara Moço; SILVA, Camille Auatt da. Inclusão escolar no Brasil: o direito na prática. In: GUIMARÃES, Décio Nascimento (org.). Escola hoje: Contexto contemporâneo da Educação. Campos dos Goitacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2016.

JESUS, Patrícia Silva de. Livros sonoros, audiolivro, audiobook e Livro Falado. 2011. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/livros-sonoros. Acesso em: 10 mar. 2020.

LIMA, Neuza Rejane Wille. Dezoito histórias de castradores parasitários - livro falado. Niterói: Editora da UFF, v. 1, 2014.

LIMA, Neuza Rejane Wille; FONSECA, Juliana Pipoli da. Contando a história do panda gigante - livro falado. Niterói: Editora da UFF, v. 1, 2014.

LIMA, Neuza Rejane Wille; GOMES, Suzete Araujo Oliveira; FERREIRA, Philipe Marinho. Contando a história dos piolhos - livro falado. Niterói: Editora da UFF, v.1, 2014.

LIMA, Neuza Rejane Wille et al. Contando histórias naturais e sociais através das fezes - livro falado. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, v. 1, 2019.

MARQUES, Vitor Alberto da Silva. Manual de orientação para leitura gravada para cegos. Jacarepaguá: Associação de Amigos da Biblioteca Regional de Jacarepaguá, 1985. 12 p.

MENEZES, Nelijane Campos; RIBEIRO, Sérgio Franklin. Audiolivro: uma importante contribuição tecnológica para os deficientes visuais. Revista Ponto de Acesso, Salvador, v. 2, n. 3, p. 58-72, 2008.

MOTTA, Livia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (org.). Audiodescrição: Transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

PANDOLFI, Cesar. Utilização da pesquisa de satisfação de clientes como ferramenta para decisões gerenciais e melhoria contínua. Orientadora: Carla ten Caten. 2003. 185 p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Engenharia) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: da integração à inclusão. Parte 2. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 58, p. 20-30, 2007.

Downloads

Publicado

10-11-2020

Como Citar

FONSECA, G. L. M. da .; LIMA, N. R. W. Acessibilidade Informacional à Pessoa com Deficiência Visual através do Livro Falado. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 4, p. e21761, 2020. DOI: 10.21680/2447-0198.2020v4n1ID21761. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/21761. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos