Práticas mediacionais do projeto Leitura&Ação na Comunidade Beneficente Zaíla Lavor em Juazeiro do Norte - Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n0ID23776

Palavras-chave:

Mediação da informação, Práticas mediacionais, Comunidade Beneficente Zaíla Lavor, Projeto Leitura&Ação

Resumo

Trata sobre as práticas de mediação com vista a fortalecer as diversas formas de manifestação sociocultural e pedagógica, com base nos impactos viabilizados pelas ações extensionistas do projeto Leitura&Ação. Denota em seu objetivo geral, investigar as contribuições do projeto Leitura&Ação para a Comunidade Beneficente Zaíla Lavor, a partir das práticas mediacionais no âmbito da informação, cultura e educação. Descreve no percurso metodológico a caracterização das técnicas e etapas da pesquisa através dos métodos exploratório e descritivo, similarmente, optou-se pelo estudo de caso como estratégia de pesquisa. Apresenta como instrumento de coleta de dados (observação participante e pesquisa-ação) e o polo avaliativo (análise qualitativa de conteúdo). Delineia as ações intervencionistas do projeto Leitura&Ação com o intuito de analisar o impacto das práticas mediacionais na Comunidade Beneficente Zaíla Lavor, a partir da etapa de diagnóstico e das categorias previamente estabelecidas no referencial teórico. Conclui com as discussões finais sobre os resultados alcançados no decorrer das ações extensionistas, constatando-se as novas perspectivas de atuação na Comunidade Beneficente Zaíla Lavor conforme os serviços informacionais desenvolvidos, tendo a mediação da informação como respaldo para galvanizar práticas formativas pelo teor interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Arysa Cabral Barros, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA); Graduação em Biblioteconomia pela UFCA.

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pós-doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professor do Curso de Graduação e de Pós-graduação Stricto Sensu em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

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Publicado

23-06-2021

Como Citar

BARROS, A. C.; SILVA, J. L. C. Práticas mediacionais do projeto Leitura&Ação na Comunidade Beneficente Zaíla Lavor em Juazeiro do Norte - Ceará: . Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 5, p. e23776, 2021. DOI: 10.21680/2447-0198.2021v5n0ID23776. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23776. Acesso em: 19 ago. 2022.

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Artigos