A expressividade de uso da plataforma digital colaborativa Sci-Hub
entre o acesso aberto e os direitos autorais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n0ID25655Palavras-chave:
Sci-Hub, plataforma digital colaborativa, direitos autorais, acesso abertoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o uso e a popularidade da plataforma digital colaborativa Sci-Hub. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa de característica classificada como exploratória e bibliográfica. A escolha da plataforma digital colaborativa Sci-Hub se deu em virtude de ela ser conhecida e bastante utilizada no ambiente acadêmico e pelas infrações aos direitos autorais, materializados em processos jurídicos movidos contra essa plataforma e sua criadora Alexandra Elbakyan. Por meio das ferramentas Simularweb e Google Trends, foi possível analisar os dados referentes ao uso da plataforma digital colaborativa Sci-Hub no mês de abril de 2021 e nos últimos seis meses (01/11/2020 a 30/04/2021), no mundo e no Brasil, comprovando, assim, que ela é uma ferramenta popular e usual, que soma números expressivos de acessos tanto em âmbito global quanto no país. Foi oportuno, por meio das análises, levantar dados sobre redes sociais e sitesque direcionam usuários para a plataforma, bem como os termos mais procurados e as áreas mais consultadas/buscadas na plataforma. Além disso, observou-se como os usuários procuram a plataforma, por meio de buscas orgânicas ou links patrocinados, mostrando e evidenciando a estrutura que essa possui e oferece aos seus usuários.
Downloads
Referências
BETHESDA Statement on Open Access Publishing. Bethesda, [s.n.], 2003. Disponível em: https://legacy.earlham.edu/~peters/fos/bethesda.htm. Acesso em: 17 maio 2021.
BODÓ, Balázs. Coda: a short history of book piracy. In: KARAGANIS, Joe (ed.). Media piracy in emerging economies. California: Social Science Research Council, 2011. E-book. p. 399- 413. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace;/bitstream/handle/10438/8526/MPEE-PDF-Full%20Book.pdf?sequence=12&isAllowed=y. Acesso em: 09 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 20 fev. 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 17 maio 2021.
DUDZIAK, Adriana Elizabeth. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-25, jan./abr. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 9 ago. 2021.
EPPLER, Martin J.; MENGIS, Jeanne. The concept of information overload: a review of the literature from Organization Science, Accounting, MIS, and related disciplines. The Information Society, v. 20, n. 5, p. 325–344, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/20638636.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25245. Acesso em: 9 ago. 2021.
GOMES, Daniel Libonati; BENCHIMOL, Alegria Celia; BARROS, Thiago Henrique Bragato. O uso de ferramentas de busca e acesso a artigos acadêmicos pelos pesquisadores brasileiros. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 141-154, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38113/19700. Acesso em: 14 maio 2021.
GOOGLE TRENDS. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR. Acesso em: 10 maio 2021.
GRABER-STIEHL, Ian. Science Pirate Queen. The Verge, fev. 2018. Disponível em: https://www.theverge.com/2018/2/8/16985666/alexandra-elbakyan-sci-hub-openaccess-science-papers-lawsuit. Acesso em: 12 maio 2021.
KARAGANIS, Joe. Rethinking Piracy. In: KARAGANIS, Joe (ed.). Media piracy in emerging economies. California: Social Science Research Council, 2011. E-book. p. 1-74. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace;/bitstream/handle/10438/8526/MPEE-PDF-Full%20Book.pdf?sequence=12&isAllowed=y. Acesso em: 9 ago. 2021.
MIRANDA, Silvânia Vieira. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as competências informacionais. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, p. 99-114, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/SWCTzhjB8dLZpNwfhYKKq9f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 ago. 2021.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 27-38, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652006000200004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 maio 2021.
NIELSEN, Michael. Reiventing Discovery: the new era of networked science. New Jersey:
Princeton University, 2012.
‘PIRATE Bay’ de artigos científicos é condenado a pagar US$ 15 milhões: Processo movido pelo Grupo Elsevier contra o site Sci-Hub resultou em condenação da plataforma por infringir direitos autorais ao distribuir papers acadêmicos gratuitamente. Galileu, 30 jun. 2017. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/06/pirate-bay-de-artigos-cientificos-e-condenado-pagar-us-15-milhoes.html. Acesso em: 16 maio 2021.
PRIEGO, Ernesto. Signal, not Solution: notes on why Sci-Hub is not opening access. The Winnower, n. 3, 2016. Disponível em: https://thewinnower.com/papers/3489-signal-not-solution-notes-on-why-sci-hub-will-not-open-access. Acesso em: 10 maio 2021.
SCI-HUB. Disponível em: https://sci-hub.tw/. Acesso em: 2 maio 2021.
SCIELO ANALYTICS. Disponível em: https://analytics.scielo.org/?collection=scl. Acesso em: 18 maio 2021.
SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SILVA, Natália Rodrigues. Bibliotecas digitais ou plataformas digitais colaborativas? por uma compreensão do funcionamento das bibliotecas digitais (não) autorizadas no espaço digital. Curitiba: Appris, 2020.
SIMILARWEB. Disponível em: https://www.similarweb.com/. Acesso em: 10 maio 2021.
SMITH, David. Sci-Hub: How Does it Work? The Scholarly Kitchen. 25 fev. 2016. Disponível em: https://scholarlykitchen.sspnet.org/2016/02/25/sci-hub-how-does-it-work/. Acesso em: 6 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.