Panorama e tendências da indústria de conteúdos digitais e do livro eletrônico

Autores

  • Miguel Ángel Esteban Navarro Departamento de Ciencias de la Documentación, Universidad de Zaragoza

Resumo

Apresenta a alta taxa de digitalização da indústria de conteúdos devido ao crescimento do varejo online e desencadeamento de novos modelos de negócio que determinam mudanças na tradicional cadeia de valor desta indústria, produtor-distribuidor-consumidor. Caracteriza a indústria de conteúdos digitais e do livro eletrônico apresentando suas tendências. Aborda os fatores que determinam a procura dos consumidores por conteúdos digitais. Objetiva discorrer sobre os indicadores de mudanças associadas à evoluçao do livro físico ao digital. Utliza como metodologia pesquisa bibliográfica e pesquisa eletrônica com uso de fontes de informação pertinentes ao assunto. Conclui que o livro vai se incorporar também ao mundo digital, porém não se tem certeza de quanto tempo tardará o surgimento de um novo modelo de negócio no mundo do livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIATION OF AMERICAN PUBLISHERS. AAP Estimates: E-book Sales Rose 117% in 2011 as Print Fell. Publishers Weekly, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/SeY3lp>. Acesso em: 10 abr. 2013.

CENTRE FOR RETAIL RESEARCH. Online Retailing: Britain and Europe 2012. Disponível em: <http://www.retailresearch.org/onlineretailing.php>. Acesso em: 08 abr. 2013.

DIBS. E-Commerce Survey 2012: A Comprehensive Study of European E-commerce. DIBS: Stockholm, 2012. Disponível em: <http://www.dibspayment.com/>. Acesso em: 10 abr. 2013.

EUROMONITOR INTERNATIONAL. Internet Retailing Market Research. London: Euromonitor International, 2012.

EUROPEIA MULTI-CANAL E COMÉRCIO ONLINE ASSOCIATION. Borderless Digital Commerce. International E-Commerce Forum 2013. 14th March 2013, Barcelona. Disponível em: <http://www.the-eshow.com/barcelona/images/Devenuto.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2013.

EUROPEAN COMMISSION. Eurostat (Statistical Office of the European Communities), 2012. Disponível em: <http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home>. Acesso em: 05 abr. 2013.

FEDERACIÓN DE GREMIOS DE EDITORES DE ESPAÑA. Hábitos de lectura y de compra de libros en España, 2011. Madrid: Federación de Gremios de Editores de España, 2012. Disponível em: <http://www.mcu.es/libro/docs/MC/Observatorio/pdf/HLCLE_2011.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2013.

GFK. Consumo de contenidos digitales 2012 en España. Disponível em: <http://www.mcu.es/libro/img/MC/Observatorio_Pirateria_2012.pdf>

INTERNATIONAL PUBLISHERS ASSOCIATION. Drawing the Global Map of Publishing Markets, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/xInP6E>. Acesso em: 08 abr. 2013.

INTERNET World Stats. Internet Usage Statistics: World Internet Users and Population Stats. Disponível em: <http://www.internetworldstats.com/stats.htm>. Acesso em: 08 abr. 2013.

JACKSON, Joab. Google: 129 Million Different Books Have Been Published. PC World, 6 agosto de 2010. Disponível em: <http://goo.gl/vhzc>. Acesso em: 07 abr. 2013.

NIELSEN. Global Book Sales Insights. PASA/SABA Conference 2012. Disponível em: <http://www.sabooksellers.com/wp-content/assets/Gobal-Book-Sales-Insights-PASA-SABA-Conference-2012.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2013.

ESPAÑA. Observatório de la lectura y el libro. Situación actual y perspectivas del libro digital en España II: La producción española de libros digitales y su distribución y venta en la Red. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/UzHcz>. Acesso em: 02 abr. 2013.

ESPAÑA. Observatório Nacional de las Telecomunicaciones Y De La Sociedad De La Información. Los contenidos digitales en España. Informe anual 2011. Madrid: ONTSI, 2012. Disponível em: <http://www.ontsi.red.es/ontsi/es/estudios-informes/informe-anual-de-los-contenidos-digitales-en-espa%C3%B1a-2011>. Acesso em: 08 abr. 2013.

OFCOM. Ofcom Consumer Research September 2012. Disponível em: <http://stakeholders.ofcom.org.uk>. Acesso em: 03 abr. 2013.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. OECD Internet Economy Outlook 2012. Paris: OECD Publishing, 2012. Disponível em: <http://dx.do.org/10.1787/9789264086463-en>. Acesso em: 10 abr. 2013.

SYNDICAT NATIONAL DE L’ÉDITION. Le livre en chiffres - 2012, données 2011. Disponível em: <http://www.sne.fr/dossiers-et-enjeux/economie.html>. Acesso em: 08 abr. 2013.

WISCHENBART, Rüdiger. The Global eBook Market: Current Conditions and Future Projections. Sebastopol (CA): O’Reilly, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/gyD2a>. Acesso em: 08 abr. 2013.

Downloads

Publicado

23-12-2014

Como Citar

NAVARRO, M. Ángel E. Panorama e tendências da indústria de conteúdos digitais e do livro eletrônico. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6464. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos