Biblioteconomia: aspectos da formação bibliotecária no contexto brasileiro

Autores

  • Alline Heloise Valle Paiva
  • Jacqueline de Araújo Cunha UFRN
  • Jéssica Souza Martins
  • Judson Daniel Oliveira da Silva
  • Rosa Milena dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n2ID11578

Resumo

Apresenta o panorama da profissão de bibliotecário no Brasil, destacando a identidade do profissional nos dias atuais. Discorre sobre o histórico da profissão de Bibliotecário no Brasil. Aponta os aspectos relativos à formação do Bibliotecário e seus espaços de atuação. Utiliza, como metodologia pesquisa com levantamento bibliográfico em livros, periódicos e sites. Usa como fonte de pesquisa, documentos institucionais do Ministério da Educação (MEC), de associações e de órgãos representativos da profissão e universidades. Faz levantamento de dados em sites de classificados de emprego e divulgação de concursos, utilizando como argumento de busca a profissão de bibliotecário. Considera que a profissão bibliotecário, apesar de ser uma profissão milenar, mostra-se como uma profissão promissora e com grande diversidade de espaços de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABED. CENSO EAD BRASIL 2012. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/1193/2013/09/http/www.abed.org.br/censoead/censoead.br_2012_pt.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2014.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 58-73, jan/jun. 2011. Disponível em:< https://infobci.wordpress.com/category/revista-brasileira-de-biblioteconomia-e-documentacao/>. Acesso em: 27 jul. 2014.

FAJARDO, Vanessa. Guia de carreiras: biblioteconomia. Disponível em:< http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2011/03/guia-de-carreiras-biblioteconomia.html>. Acesso em: 27 jul. 2014.

FUJITA, Mariângela S.L. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Inf. & soc., João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 00, jul./dez. 2005. Disponível em : <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/33/1514>. Acesso em: 08 out. 2009.

HJØRLAND, B. Lybrary and information science: practice, theory, and philosophical basis. In: OLIVEIRA, M. (Org.) Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. 2 ed. Belo Horizonte: EDUFMG, 2011.

IBICT/UFRJ. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Disponível em: <http://www.ppgci.ufrj.br/index.php/programa/linhas-de-pesquisas>. Acesso em: 9 ago. 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES nº 492 de 9 de agosto de 2001. disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>. Acesso em: 12 de julho de 2014.

OLIVEIRA, M.; CARVALHO, G.F.; SOUZA, G.T. Trajetória histórica do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 19, n. 3, p. 13-24, set./dez. 2009.

SANTOS, Gildenir Carolino; RIBEIRO, Célia Maria. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação, informática. Campinas, SP: Átomo, 2003. 277 p.

CAPES. Lista de cursos de Pós-graduação em Biblioteconomia. Disponível em: <http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=60700009&descricaoArea=&descricaoAreaConhecimento=CI%CANCIA+DA+INFORMA%C7%C3O&descricaoAreaAvaliacao=CI%CANCIAS+SOCIAIS+APLICADAS+I>. Acesso em: 8 ago. 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 8 ago. 2014.

UFPB. Ciência da Informação: programa de pós-graduação. Disponível em: <http://dci.ccsa.ufpb.br/ppgci/index.php>. Acesso em: 9 ago. 2014.

UFPE. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Disponível em: <http://www.ufpe.br/ppgci/index.php?option=com_content&view=article&id=300&Itemid=175>. Acesso em: 9 ago. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. Disponível em: <http://biblioteconomiaufam.jimdo.com/projeto-pol%C3%ADtico-pedag%C3%B3gico/>. Acesso em: 5 de jun. de 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia e Gestão da Informação. Disponível em: <http://colgradbiblio.eci.ufmg.br/o-curso/projeto-pedagogico-1>. Acesso em: 5 de jun. de 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia. Disponível em: <https://biblioteconomiaufpe.files.wordpress.com/2012/01/projeto-pedagc3b3gico-de-biblioteconomia-0406.pdf>. Acesso em: 5 de jun. de 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://www.tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/projeto_pedagogico2008.doc>. Acesso em: 5 de jun. de 2015.

ALMEIDA JUNIOR, Francisco Oswaldo de. Carta aberta – Fórum a formação do profissional da informação. São Paulo: ABRAINFO, 2014. Disponível em: <http://www.abrainfo.org.br/sites/default/files/Documentos/CartaAberta_ForumProfissionalInfo.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2014

ALMEIDA JUNIOR, Francisco Oswaldo de. Empregos recentes. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br>. Acesso em: 24 fev. 2017.

DAVIS JR., Donald G. Education for Librarianship. In.: WIEGAND, Wayne A.; DAVIS JR., Donald G. Encyclopedia of library history. Florence, KY: Routledge, 1994. p.184-185.

ALMEIDA, Neilia Barros Ferreira de; BAPTISTA, Sofia Galvão. Breve histórico da Biblioteconomia brasileira: formação do profissional. In.: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos… Florianópolis: SC, 2013. Disponível em: <http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1508>. Acesso em: 20 ago. 2014.

Downloads

Publicado

05-04-2017

Como Citar

PAIVA, A. H. V.; CUNHA, J. de A.; MARTINS, J. S.; SILVA, J. D. O. da; SANTOS, R. M. dos. Biblioteconomia: aspectos da formação bibliotecária no contexto brasileiro. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–20, 2017. DOI: 10.21680/2447-0198.2017v1n2ID11578. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11578. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos