DILEMAS DE UMA GERAÇÃO: A JUVENTUDE LÍQUIDA E AS NOVAS COMPOSIÇÕES SIGNIFICATIVAS DAS PRÁTICAS SOCIAIS

THE DILEMMAS OF A GENERATION: LIQUID YOUTH AND THE NEW SIGNIFICANT COMPOSITIONS OF PRACTICES SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15802

Resumo

“Nascidos em tempos líquidos” é um dos últimos escritos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, construído em parceria com o jornalista italiano Thomas Leoncini. Esse texto póstumo é dedicado à reflexão de alguns dilemas importantes no universo de relações e significações da juventude contemporânea. Essa geração, cujo berço de sociabilidade foi desde sempre o ambiente incerto e volátil da modernidade líquida, tem sido responsável por transformações emblemáticas no que tange às práticas sociais de identificação. Considerando a importância desse debate, esta resenha se propõe uma apresentação reflexiva sobre os aspectos teórico-conceituais tratados pelos autores como chave compreensiva para inteligibilidade de processos como apropriações simbólico-identitárias do corpo, incorporação da violência casual nas formas de bullying e constituição de novos padrões de relacionamentos sexuais e amorosos. Neste contexto, as ponderações realizadas tomam em consideração o próprio legado analítico de Bauman como suporte discursivo, bem como as intencionalidades e o papel desse último trabalho no escopo geral de sua obra, enfatizando assim a pertinência e o caráter dessa obra que recentemente disponibilizada ao público brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Santos Feitosa, IFSERTÂO-PE

Bacharel em Ciências Sociais pela UFCG, com área de concentração em Sociologia. Mestre em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFCG. Doutor em Sociologia pelo PPGS/UFPE. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Pesquisador nas áreas de Sociologia Rural, Sociologia da Globalização, Sociologia do Trabalho e Teoria Social. Membro do Grupo de Pesquisa Globalização e Agricultura (UFPE); Membro do Grupo de pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFCG). Membro da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).

Downloads

Publicado

18-12-2018

Como Citar

FEITOSA, R. S. DILEMAS DE UMA GERAÇÃO: A JUVENTUDE LÍQUIDA E AS NOVAS COMPOSIÇÕES SIGNIFICATIVAS DAS PRÁTICAS SOCIAIS: THE DILEMMAS OF A GENERATION: LIQUID YOUTH AND THE NEW SIGNIFICANT COMPOSITIONS OF PRACTICES SOCIAL. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 180–188, 2018. DOI: 10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15802. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/15802. Acesso em: 6 out. 2022.