A DOMINAÇÃO MASCULINA E A SOCIOGÊNESE DAS CATEGORIAS DE PENSAMENTO

Um diálogo entre Pierre Bourdieu e Émile Durkheim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24ID16461

Resumo

O presente artigo busca fazer um paralelo entre pontos específicos da sociologia durkheimiana e o problema da reprodução da dominação, tema de significativa relevância na sociologia de Pierre Bourdieu. O esforço de Bourdieu em entender a objetividade do mundo social, suas estruturas, e sua relação com os esquemas subjetivos de pensamento encontra em Durkheim as bases sociais da construção das categorias epistemológicas que orientam o mundo social. Através de uma breve explanação sobre os autores e os principais pontos de suas produções que interessem a esse diálogo, buscaremos demonstrar como Durkheim ocupa um lugar significativo dentre as influências de Bourdieu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Franco, PPGS-UFPB

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMG e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Tem como foco atual de estudo relações raciais brasileiras, sociologia da justiça e feminismo negro.

Marina Blank, PPGS-UFPB

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba(PPGS/CCHLA/UFPB), na linha Teoria de Gênero e Estudos da Sexualidade, sob orientação da Profa. Drª. Loreley Gomes Garcia. Desenvolvendo projeto de tese sobre Feminilidades, Masculinidades e os filmes/ histórias em quadrinhos de Super-heroínas e Super-heróis. Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/ CCHLA/ UFPB). Bacharela em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/ USP). Bolsista CAPES de mestrado, sob orientação da Profa. Drª. Lara Santos de Amorim e coorientação da Profa. Drª. Marcia Reis Longhi, entre 2015 e 2017. 

Maria Janilma Pereira, PPGS-UFPB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Pós-graduada em História Cultural pela Universidade Estadual da Paraíba (2012). Mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é Doutoranda em Sociologia no programa de Pós Graduação em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Tem trabalhos publicados na área de gênero, cultura política e raça.

Downloads

Publicado

02-05-2019

Como Citar

FRANCO, A.; BLANK, M.; PEREIRA, M. J. A DOMINAÇÃO MASCULINA E A SOCIOGÊNESE DAS CATEGORIAS DE PENSAMENTO: Um diálogo entre Pierre Bourdieu e Émile Durkheim. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 217–235, 2019. DOI: 10.21680/1982-1662.2019v2n24ID16461. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/16461. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEORIA SOCIAL: OS CLÁSSICOS NOS CONTEMPORÂNEOS