ENTRE O SABER E A FÉ
uma perspectiva pós-secular (de Durkheim a Habermas)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24ID16767Resumo
O presente artigo discute as implicações da coexistência de práticas religiosas populares, nomeadamente, as festas à Santa Isabel e os ritos ao Espírito Santo, em concomitância com as manifestações seculares na esfera pública do Estado Português. Em particular, questiona-se como o princípio da laicidade em Portugal contribui para a coexistência de dinâmicas religiosas e seculares, as quais podem gerar processos de aprendizagem complementar entre os dois saberes. Para tanto, a sociologia da religião e da moral de Durkheim é atualizada e colocada em dialogo com as ideias de pós-secularização de Habermas. O estudo segue uma metodologia qualitativa de base interpretativa. Por meio da análise dos materiais construídos visualizam-se algumas configurações pós-seculares no país lusitano. Compreende-se que a condição pós-secular e o pluralismo religioso e de valores são desafios das modernidades múltiplas.