UMA PROSA TRANSDISCIPLINAR SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: Entrevista com Alex Galeno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n25ID18337

Resumo

Em um cenário ocupado pelo pragmatismo da ciência, emergem pesquisadores que despertam para a necessidade de contextualizar o fenômeno alimentar e suas interfaces com o campo das Ciências Humanas e Sociais. O professor Alexsandro Galeno Araújo Dantas é uma dessas personalidades acadêmicas que, nos últimos anos, tem realizado orientações de trabalhos de teses e dissertações dedicadas a estudar o fenômeno da alimentação sob o viés sociológico junto ao programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN). Atualmente, Alex Galeno é professor e coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e Presidente da Cooperativa Cultural Universitária. Graduou-se em Geografia na UFRN, é Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo na área de comunicação. Foi pensando em dialogar sobre sua linha de produção intelectual, principalmente nos trabalhos voltados para o campo da alimentação, buscando compreender sua disposição para este deslocamente epistemológico que conectava sociologia e alimentação, que Alex Galeno concedeu esta entrevista na manhã do dia 5 de abril de 2019, em sua sala no PPGCS da UFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviany Chaves, PPGCS -UFRN

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição (2018), graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atualmente presta assessoria como nutricionista ao Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CECANE/UFRN), atuando junto a demanda da alimentação escolar com a oferta da produção da agricultura familiar. Tem experiência na área de Nutrição em Saúde Coletiva com ênfase na área de concentração das Ciências Humanas e Sociais em Alimentação e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspectos sócio-antropológicos da alimentação, Segurança Alimentar e Nutricional, Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição e Pesquisa qualitativa em Nutrição.

Downloads

Publicado

26-07-2019

Como Citar

CHAVES, V. UMA PROSA TRANSDISCIPLINAR SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: Entrevista com Alex Galeno. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 2, n. 25, p. c18337, 2019. DOI: 10.21680/1982-1662.2019v2n25ID18337. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/18337. Acesso em: 19 abr. 2024.