POLÍTICAS PÚBLICAS E O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Resumo


A relação entre os homens pode ser definida pelo modo capitalista em que estão inseridos, a partir do momento em que a posse privada de meios de produção e a concentração das riquezas nas mãos da minoria da sociedade, acarretam a exploração e alienação da maioria da sociedade, que não possui meios de produção, gerando uma nova estrutura social. Neste contexto socioeconômico buscou-se investigar como a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pode contribuir para que a Política de Assistência Social possa ser consolidada como uma efetiva política de proteção social no Brasil. A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos é descritiva. No tocante aos procedimentos técnicos de investigação, utilizaram-se as pesquisas bibliográficas e a bibliométrica, por meio da consulta a livros, artigos científicos, sites e artigos publicados no Portal de Periódicos do CAPES no período de 2014 a 2019. A partir da análise dos artigos pesquisados e da revisão de literatura foi possível observar que a criação do SUAS constituiu um importante avanço para consoli­dação da assistência social como política de inclusão social, visto que vem reforçar as ações que já vinham sendo implementadas por outros dispositivos legais. Conclui-se que o principal foco analítico da política pública está na identificação de que, por meio da implementação do SUAS, a Assistência Social chegará a ser consolidada como uma efetiva política de proteção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Lima Albuquerque, UFRPE

Professor Titular da Área de Administração Aplicada do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), especialização em engenharia econômica pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), especialização em capacitação pedagógica do docente universitário pela UFRPE (1989), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), área de concentração em manejo florestal e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), na área de concentração em economia e política florestal.

Rafaela Rodrigues Lins, UFRPE

Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural, área de concentração Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural e Bacharela em Ciências Econômicas ambos realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal Rural de Pernambuco e também professora executora da UAEaDTEC da UFRPE.

Eliabe Roberto de Souza, UFRPE

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - PADR/UFRPE/ Linha de pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável (2014), especialista em Educação na área de Metodologia do Ensino (2009). Bacharel em Administração Pública - UFRPE (2013), com trabalho de conclusão de curso na esfera governamental. Licenciado em Ciências Agrícolas (2009) e em Agronomia pela UFRPE(2007), tendo desenvolvido atividades nas áreas de Agricultura Familiar, Manejo Sustentável de Recursos Agrícolas e Ambientais, e Microbiologia do Solo (Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio dos Trópicos). Exerceu a Coordenação da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Estado de Pernambuco e a Coordenação de Tutoria de curso de graduação EAD na UFRPE. Graduado em Lic. Ciencias com habilitação em Matemática pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1993). 

Jorge da Silva Correia Neto, UFRPE

Professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco desde 2006. Atua no bacharelado em Administração Pública (UAB) e no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Graduado em Administração pela UFPE (2003), especialista em Docência do Ensino Superior pela FADEPE (2007), mestre em Administração pela UFPE (2005) e doutor em Administração pela UFPE (2014). Desenvolve pesquisas nas áreas de sistemas de informação e transparência pública. Membro fundador do grupo de pesquisa CNPq - RedeTECNES - Informação, Educação e Tecnologia Colaborativa em Saúde. Tem experiência profissional nas áreas de Informática e Administração. Diretor da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia UFRPE desde set/2018.

Publicado
26-08-2021
Como Citar
DA SILVA SALGADO, B. C.; DE LIMA ALBUQUERQUE, J.; RODRIGUES LINS, R.; DE SOUZA, E. R.; DA SILVA CORREIA NETO, J. POLÍTICAS PÚBLICAS E O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Revista Inter-Legere, v. 4, n. 31, p. c26447, 26 ago. 2021.
Seção
DOSSIÊ Interdisciplinaridade e Políticas Públicas