Circuito Curto de Comercialização Agroecológico

o caso do Mercado da Vida (Bonito/Pernambuco)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2024v7n39ID32246

Palavras-chave:

Mercado da Vida, Circuitos curto de comercialização, Produtos agroecológicos, Iramuteq

Resumo

É crescente o movimento em torno de um sistema agroalimentar sustentável, valorizando os produtos agroecológicos. Isso se deve, em grande parte, ao fato de os consumidores virem se questionando quanto à qualidade daquilo que eles têm consumido, devido às crises alimentares e às críticas ao modelo convencional. Diante desse contexto, o presente texto tem como objetivo delimitar atributos de práticas agroecológicas tomando como base empírica experiências de agricultores familiares em circuito curto de comercialização de alimentos no Mercado da Vida (Bonito/PE). Como metodologia, além da revisão bibliográfica, foi construído um estudo de caso. O trabalho contou com entrevistas semiestruturadas com os agricultores familiares e uma gestora da secretaria de agricultura e meio ambiente do município. Os dados coletados nas entrevistas foram processados no software Iramuteq e analisados por meio da lexicometria. É possível observar que o grupo adquiriu maior autonomia para decidir sobre o que produz, como produz e para quem vender. No entanto, a partir da reflexão sobre essa iniciativa, foi possível constatar que, apesar do seu êxito, ainda são muitos os desafios a que enfrentar, sendo o principal conquistar o consumidor.

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Biografia do Autor

Letícia de Souza Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra pelo programa de pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Atualmente, discente no programa de pós-graduação em administração (UFRN). Possui experiência como pesquisadora e em ações de extensão na área de Economia Rural. Suas áreas de interesse são: sistema agroalimentar, agricultura familiar, circuitos curtos de comercialização, agroecologia e questões de gênero na agricultura.

Suzana Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Administração (PPGA-UFRN, 2018). Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutoranda em Administração (PPGA-UFRN). Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, política habitacional, participação social, gestão de pessoas e marketing.

Washington Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua em ensino, pesquisa e extensão no campo da Gestão Social e orienta alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em temas como economia solidária, reforma agrária, agricultura familiar, trabalho voluntário, gestão de organizações não governamentais e gestão social de políticas públicas com foco na participação e no controle social. Coordena o Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas desde 2014. 

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Publicado

31-01-2024

Como Citar

AMARAL, L. de S.; MELISSA DE MOURA MAFRA DA SILVA, S.; JOSÉ DE SOUSA, W. Circuito Curto de Comercialização Agroecológico: o caso do Mercado da Vida (Bonito/Pernambuco). Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 7, n. 39, p. c32246, 2024. DOI: 10.21680/1982-1662.2024v7n39ID32246. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/32246. Acesso em: 2 maio. 2024.

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