Circuito Curto de Comercialização Agroecológico

o caso do Mercado da Vida (Bonito/Pernambuco)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2024v7n39ID32246

Palabras clave:

Mercado da Vida, Circuitos curto de comercialização, Produtos agroecológicos, Iramuteq

Resumen

É crescente o movimento em torno de um sistema agroalimentar sustentável, valorizando os produtos agroecológicos. Isso se deve, em grande parte, ao fato de os consumidores virem se questionando quanto à qualidade daquilo que eles têm consumido, devido às crises alimentares e às críticas ao modelo convencional. Diante desse contexto, o presente texto tem como objetivo delimitar atributos de práticas agroecológicas tomando como base empírica experiências de agricultores familiares em circuito curto de comercialização de alimentos no Mercado da Vida (Bonito/PE). Como metodologia, além da revisão bibliográfica, foi construído um estudo de caso. O trabalho contou com entrevistas semiestruturadas com os agricultores familiares e uma gestora da secretaria de agricultura e meio ambiente do município. Os dados coletados nas entrevistas foram processados no software Iramuteq e analisados por meio da lexicometria. É possível observar que o grupo adquiriu maior autonomia para decidir sobre o que produz, como produz e para quem vender. No entanto, a partir da reflexão sobre essa iniciativa, foi possível constatar que, apesar do seu êxito, ainda são muitos os desafios a que enfrentar, sendo o principal conquistar o consumidor.

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Biografía del autor/a

Letícia de Souza Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra pelo programa de pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Atualmente, discente no programa de pós-graduação em administração (UFRN). Possui experiência como pesquisadora e em ações de extensão na área de Economia Rural. Suas áreas de interesse são: sistema agroalimentar, agricultura familiar, circuitos curtos de comercialização, agroecologia e questões de gênero na agricultura.

Suzana Melissa de Moura Mafra da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Administração (PPGA-UFRN, 2018). Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutoranda em Administração (PPGA-UFRN). Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, política habitacional, participação social, gestão de pessoas e marketing.

Washington José de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua em ensino, pesquisa e extensão no campo da Gestão Social e orienta alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em temas como economia solidária, reforma agrária, agricultura familiar, trabalho voluntário, gestão de organizações não governamentais e gestão social de políticas públicas com foco na participação e no controle social. Coordena o Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas desde 2014. 

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Publicado

31-01-2024

Cómo citar

AMARAL, L. de S.; MELISSA DE MOURA MAFRA DA SILVA, S.; JOSÉ DE SOUSA, W. Circuito Curto de Comercialização Agroecológico: o caso do Mercado da Vida (Bonito/Pernambuco). Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 7, n. 39, p. c32246, 2024. DOI: 10.21680/1982-1662.2024v7n39ID32246. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/32246. Acesso em: 17 may. 2024.

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