AGROECOLOGICAL MARKETING SHORT CIRCUIT:
the case of the Market of Life (Bonito/Pernambuco)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2024v7n39ID32246Keywords:
Mercado da Vida, Circuitos curto de comercialização, Produtos agroecológicos, IramuteqAbstract
É crescente o movimento em torno de um sistema agroalimentar sustentável, valorizando os produtos agroecológicos. Isso se deve, em grande parte, ao fato de os consumidores virem se questionando quanto à qualidade daquilo que eles têm consumido, devido às crises alimentares e às críticas ao modelo convencional. Diante desse contexto, o presente texto tem como objetivo delimitar atributos de práticas agroecológicas tomando como base empírica experiências de agricultores familiares em circuito curto de comercialização de alimentos no Mercado da Vida (Bonito/PE). Como metodologia, além da revisão bibliográfica, foi construído um estudo de caso. O trabalho contou com entrevistas semiestruturadas com os agricultores familiares e uma gestora da secretaria de agricultura e meio ambiente do município. Os dados coletados nas entrevistas foram processados no software Iramuteq e analisados por meio da lexicometria. É possível observar que o grupo adquiriu maior autonomia para decidir sobre o que produz, como produz e para quem vender. No entanto, a partir da reflexão sobre essa iniciativa, foi possível constatar que, apesar do seu êxito, ainda são muitos os desafios a que enfrentar, sendo o principal conquistar o consumidor.
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