Por uma alfabetização audiovisual

uma proposta metodológica a partir do filme Habanastation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2024v7n39ID34583

Palavras-chave:

Educação, Cinema, Alfabetização audiovisual, Ideologia, Habanastation

Resumo

O cinema se constitui em uma fonte de recursos inesgotáveis de aprendizagens, nos mais diversos campos da educação. No entanto, ainda é necessário dar visibilidade às estéticas que estão “à margem” do cinema comercial dos grandes streamings norte-americanos. O presente artigo tem o objetivo de propor uma metodologia de projeto interdisciplinar (envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Artes) aplicada ao Ensino Médio, almejando-se a Alfabetização Audiovisual a partir da análise do filme cubano Habanastation (2011). A partir da compreensão do cinema enquanto um ato educacional, serão abordados conceitos como ideologia, formação de público, forma, técnica e gosto referentes às discussões sobre a construção de um tipo de cinema com estética nacional. Metodologicamente, adota-se o procedimento de estudo de caso, por meio de uma revisão bibliográfica e análise filmográfica. As principais referências teóricas incluem Althusser (1989); Barbosa (2014); Benjamin (1994); Eisenstein (2002) e Freire (2003, 2004, 2008). Conclui-se que a proposta apresentada poderá possibilitar aos discentes da etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio, a educação cinematográfica de valorização e apreciação de uma estética nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Medeiros Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Pedagogia e em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Professor Adjunto IV do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande (DECOM/UFRN). Coordenador do Grupo Eduardo Galeano de Estudos e Pesquisas Latino-Americanas em Comunicação Social. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Cinema Latino-americano (RICiLa) e da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). 

Elizângela Justino de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Geografia e mestra em Turismo, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo de Estudos Urbanos (GEUrb/UFPB). 

Tiago Tavares e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É trabalhador em educação, atuando como professor na rede pública estadual e como historiador no Museu do Seridó/UFRN. É licenciado, bacharel e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Patrimônio Cultural pela Faculdade Claretiano e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

ALMENDRA, Carlos Cesar. A situação econômica cubana diante da queda do Leste Europeu. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Revolução cubana: história e problemas atuais. São Paulo Editora Xamã, 1998.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1989.

ARROYO, Mónica. ENTREVISTA: DAVID HARVEY. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 74, p. 67–82, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/879/773. Acesso em: 08 nov. 2023.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas: Papirus Editora, 2002.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 2. ed. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus Editora, 2006.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Alfabetização audiovisual: um conceito em processo. In: SANTOS, Maria Angélica dos; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Volume I. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.

BRASIL. Medida provisória nº 2.228-1 de 6 de setembro de 2001. Estabelece princípios gerais da Política Nacional do Cinema, cria o Conselho Superior do Cinema e a Agência Nacional do Cinema – ANCINE, institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Nacional - PRODECINE, autoriza a criação de Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional - FUNCINES, altera a legislação sobre a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional e dá outras providências. Brasília, DF, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/mpv/2228-1.htm. Acesso em: 19 mar. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

CASTRO, Fidel. Educação em revolução. Tradução: Nuno Messias. Lisboa: Iniciativas Editorais, 1976.

CETIC - CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. TIC Educação 2022. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2021/. Acesso em: 05 out. 2023.

CUBA, mucho gusto (filme completo) [S.l.: s.n.], 2015. 1 vídeo ( 50:18 min). Publicado pelo canal Leo Kaplan. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nshh_P8VJv4&t=190s. Acesso em: 19 mar. 2024.

DUARTE, Rosália. Relações entre Cinema e Educação na esfera pública brasileira. In: SANTOS, Maria Angélica dos; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Tradução: Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2002.

ENDAC - ENCICLOPEDIA DIGITAL DEL AUDIOVISUAL CUBANO. Habanastation (2011). Portal ENDAC, Cuba, 2021. Disponível em: https://endac.org/encyclopedia/habanastation. Acesso em: 19 mar. 2024.

FANTIN, Mônica. Audiovisual na escola: abordagens e possibilidades. In: SANTOS, Maria Angélica dos; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

FEDERAÇÃO DAS MULHERES CUBANAS. A criança em Cuba. Tradução: Ana Corbisier. São Paulo: Centro Editorial Latino-americano, 1980.

FREIRE, Paulo. A lógica do encantamento. Fórum, nº 11. São Paulo: Editora Publisher Brasil, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. 4. ed. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GARRIDO, Carlos L; SMITH, Edward Liger. Pioneros por el comunismo: seremos como el Che. Intervención y Coyuntura, [México], 2022. Disponível em: https://intervencionycoyuntura.org/pioneros-por-el-comunismo-seremos-como-el-che/. Acesso em: 05 nov. 2023.

HABANASTATION. Direção: Ián Padrón. Havana: Co-produção La colmenita/CRT/ICAIC, 2011. 1 disco ( 95 min.). DVD.

KONDER, Leandro. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

LOPES, Gabriel Vera. La Colmenita: conheça a companhia infantil de teatro de Cuba que é sucesso no mundo. Brasil de Fato, Havana, Cuba, 12 jul. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/07/12/la-colmenita-conheca-a-companhia-infantil-de-teatro-de-cuba-que-e-sucesso-no-mundo. Acesso em: 27 set. 2023.

MARTINS, Ana. A diferença entre visionamento e visualização. Ciberdúvidas da língua portuguesa, ISCTE-IUL, 2007. Disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-diferenca-entre-visionamento-e-visualizacao/22074 . Acesso em: 17 set. 2023.

MICHELOTTO, Regina Maria. Democratização da educação superior: o caso de Cuba. Curitiba: Editora UFPR, 2010.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Triom: São Paulo, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4144517/mod_resource/content/0/O%20Manifesto%20da%20Transdisciplinaridade.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE CUBA [S.l.: s.n.], 2022. 1 vídeo ( 24:37 min). Publicado pelo canal Mundo Sem Fim. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yLya-07EhAE&list=PLGs65oMU2n0NF0ybg1MqpYOVVTtE6Sc0o&index=14. Acesso em: 23 jun. 2023.

SCHILLER, Herbert I. Prólogo. In: SNOW, Nancy. Propaganda, Inc.: Vendendo ao mundo a cultura dos Estados Unidos. Tradução: José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 2004, p. 22-25.

TORRES, Isbel Díaz. Habanastation o cómo diluirse subrepticiamente. In: CUBA y su Diáspora: Partes Inseparables de una Misma Nación. Espacio Laical, Havana, Cuba, ano 7, n. 4, 2011. Disponível em: https://espaciolaical.net/wp-content/uploads/EL-4-2011.pdf. Acesso em: 26 set. 2023.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Cuba: os caminhos da escola. Porto Alegre: Sagra, 1990.

WOLLEN, Peter. Cinema e Política. In: XAVIER, Ismail (Org.). O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.

Downloads

Publicado

29-04-2024

Como Citar

MEDEIROS COSTA, A.; JUSTINO DE OLIVEIRA, E. .; TAVARES E SILVA, T. . Por uma alfabetização audiovisual: uma proposta metodológica a partir do filme Habanastation. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 7, n. 39, p. c34583, 2024. DOI: 10.21680/1982-1662.2024v7n39ID34583. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/34583. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS