Por uma alfabetização audiovisual

uma proposta metodológica a partir do filme Habanastation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2024v7n39ID34583

Palavras-chave:

Educação, Cinema, Alfabetização audiovisual, Ideologia, Habanastation

Resumo

O cinema se constitui em uma fonte de recursos inesgotáveis de aprendizagens, nos mais diversos campos da educação. No entanto, ainda é necessário dar visibilidade às estéticas que estão “à margem” do cinema comercial dos grandes streamings norte-americanos. O presente artigo tem o objetivo de propor uma metodologia de projeto interdisciplinar (envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Artes) aplicada ao Ensino Médio, almejando-se a Alfabetização Audiovisual a partir da análise do filme cubano Habanastation (2011). A partir da compreensão do cinema enquanto um ato educacional, serão abordados conceitos como ideologia, formação de público, forma, técnica e gosto referentes às discussões sobre a construção de um tipo de cinema com estética nacional. Metodologicamente, adota-se o procedimento de estudo de caso, por meio de uma revisão bibliográfica e análise filmográfica. As principais referências teóricas incluem Althusser (1989); Barbosa (2014); Benjamin (1994); Eisenstein (2002) e Freire (2003, 2004, 2008). Conclui-se que a proposta apresentada poderá possibilitar aos discentes da etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio, a educação cinematográfica de valorização e apreciação de uma estética nacional.

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Biografia do Autor

Adriano Medeiros Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Pedagogia e em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Professor Adjunto IV do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande (DECOM/UFRN). Coordenador do Grupo Eduardo Galeano de Estudos e Pesquisas Latino-Americanas em Comunicação Social. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Cinema Latino-americano (RICiLa) e da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). 

Elizângela Justino de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Geografia e mestra em Turismo, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo de Estudos Urbanos (GEUrb/UFPB). 

Tiago Tavares e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É trabalhador em educação, atuando como professor na rede pública estadual e como historiador no Museu do Seridó/UFRN. É licenciado, bacharel e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Patrimônio Cultural pela Faculdade Claretiano e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

29-04-2024

Como Citar

MEDEIROS COSTA, A.; JUSTINO DE OLIVEIRA, E. .; TAVARES E SILVA, T. . Por uma alfabetização audiovisual: uma proposta metodológica a partir do filme Habanastation. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 7, n. 39, p. c34583, 2024. DOI: 10.21680/1982-1662.2024v7n39ID34583. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/34583. Acesso em: 19 jun. 2024.

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ARTIGOS