Por uma alfabetização audiovisual

uma proposta metodológica a partir do filme Habanastation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2024v7n39ID34583

Keywords:

Educação, Cinema, Alfabetização audiovisual, Ideologia, Habanastation

Abstract

Cinema constitutes a source of inexhaustible learning resources in the most diverse fields of education. However, it is still necessary to give visibility to aesthetics that are “on the margins” of commercial cinema from major North American streaming channels is still necessary. This article aims to propose an interdisciplinary project methodology (involving the disciplines of History, Geography, Portuguese Language and Arts) applied to high school, aiming for Audiovisual Literacy based on the analysis of the Cuban film Habanastation (2011). Based on the understanding of cinema as an educational act, concepts such as ideology, audience formation, form, technique and taste will be addressed in discussions about the construction of a type of cinema with national aesthetics. Methodologically, the case study procedure is adopted, through a bibliographic review and filmographic analysis. The main theoretical references include Althusser (1989); Barbosa (2014); Benjamin (1994); Eisenstein (2002) and Freire (2003, 2004, 2006, 2008). It is concluded that the proposal presented could enable students in the final stage of Basic Education, High School, to receive cinematographic education to value and appreciate a national aesthetic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriano Medeiros Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Pedagogia e em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Professor Adjunto IV do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande (DECOM/UFRN). Coordenador do Grupo Eduardo Galeano de Estudos e Pesquisas Latino-Americanas em Comunicação Social. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Cinema Latino-americano (RICiLa) e da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). 

Elizângela Justino de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Geografia e mestra em Turismo, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo de Estudos Urbanos (GEUrb/UFPB). 

Tiago Tavares e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É trabalhador em educação, atuando como professor na rede pública estadual e como historiador no Museu do Seridó/UFRN. É licenciado, bacharel e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Patrimônio Cultural pela Faculdade Claretiano e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

References

ALMENDRA, Carlos Cesar. A situação econômica cubana diante da queda do Leste Europeu. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Revolução cubana: história e problemas atuais. São Paulo Editora Xamã, 1998.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1989.

ARROYO, Mónica. ENTREVISTA: DAVID HARVEY. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 74, p. 67–82, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/879/773. Acesso em: 08 nov. 2023.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas: Papirus Editora, 2002.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 2. ed. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus Editora, 2006.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Alfabetização audiovisual: um conceito em processo. In: SANTOS, Maria Angélica dos; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Volume I. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.

BRASIL. Medida provisória nº 2.228-1 de 6 de setembro de 2001. Estabelece princípios gerais da Política Nacional do Cinema, cria o Conselho Superior do Cinema e a Agência Nacional do Cinema – ANCINE, institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Nacional - PRODECINE, autoriza a criação de Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional - FUNCINES, altera a legislação sobre a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional e dá outras providências. Brasília, DF, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/mpv/2228-1.htm. Acesso em: 19 mar. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

CASTRO, Fidel. Educação em revolução. Tradução: Nuno Messias. Lisboa: Iniciativas Editorais, 1976.

CETIC - CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. TIC Educação 2022. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2021/. Acesso em: 05 out. 2023.

CUBA, mucho gusto (filme completo) [S.l.: s.n.], 2015. 1 vídeo ( 50:18 min). Publicado pelo canal Leo Kaplan. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nshh_P8VJv4&t=190s. Acesso em: 19 mar. 2024.

DUARTE, Rosália. Relações entre Cinema e Educação na esfera pública brasileira. In: SANTOS, Maria Angélica dos; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Tradução: Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2002.

ENDAC - ENCICLOPEDIA DIGITAL DEL AUDIOVISUAL CUBANO. Habanastation (2011). Portal ENDAC, Cuba, 2021. Disponível em: https://endac.org/encyclopedia/habanastation. Acesso em: 19 mar. 2024.

FANTIN, Mônica. Audiovisual na escola: abordagens e possibilidades. In: SANTOS, Maria Angélica dos; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

FEDERAÇÃO DAS MULHERES CUBANAS. A criança em Cuba. Tradução: Ana Corbisier. São Paulo: Centro Editorial Latino-americano, 1980.

FREIRE, Paulo. A lógica do encantamento. Fórum, nº 11. São Paulo: Editora Publisher Brasil, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. 4. ed. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GARRIDO, Carlos L; SMITH, Edward Liger. Pioneros por el comunismo: seremos como el Che. Intervención y Coyuntura, [México], 2022. Disponível em: https://intervencionycoyuntura.org/pioneros-por-el-comunismo-seremos-como-el-che/. Acesso em: 05 nov. 2023.

HABANASTATION. Direção: Ián Padrón. Havana: Co-produção La colmenita/CRT/ICAIC, 2011. 1 disco ( 95 min.). DVD.

KONDER, Leandro. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

LOPES, Gabriel Vera. La Colmenita: conheça a companhia infantil de teatro de Cuba que é sucesso no mundo. Brasil de Fato, Havana, Cuba, 12 jul. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/07/12/la-colmenita-conheca-a-companhia-infantil-de-teatro-de-cuba-que-e-sucesso-no-mundo. Acesso em: 27 set. 2023.

MARTINS, Ana. A diferença entre visionamento e visualização. Ciberdúvidas da língua portuguesa, ISCTE-IUL, 2007. Disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-diferenca-entre-visionamento-e-visualizacao/22074 . Acesso em: 17 set. 2023.

MICHELOTTO, Regina Maria. Democratização da educação superior: o caso de Cuba. Curitiba: Editora UFPR, 2010.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Triom: São Paulo, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4144517/mod_resource/content/0/O%20Manifesto%20da%20Transdisciplinaridade.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE CUBA [S.l.: s.n.], 2022. 1 vídeo ( 24:37 min). Publicado pelo canal Mundo Sem Fim. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yLya-07EhAE&list=PLGs65oMU2n0NF0ybg1MqpYOVVTtE6Sc0o&index=14. Acesso em: 23 jun. 2023.

SCHILLER, Herbert I. Prólogo. In: SNOW, Nancy. Propaganda, Inc.: Vendendo ao mundo a cultura dos Estados Unidos. Tradução: José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 2004, p. 22-25.

TORRES, Isbel Díaz. Habanastation o cómo diluirse subrepticiamente. In: CUBA y su Diáspora: Partes Inseparables de una Misma Nación. Espacio Laical, Havana, Cuba, ano 7, n. 4, 2011. Disponível em: https://espaciolaical.net/wp-content/uploads/EL-4-2011.pdf. Acesso em: 26 set. 2023.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Cuba: os caminhos da escola. Porto Alegre: Sagra, 1990.

WOLLEN, Peter. Cinema e Política. In: XAVIER, Ismail (Org.). O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.

Published

29-04-2024

How to Cite

MEDEIROS COSTA, A.; JUSTINO DE OLIVEIRA, E. .; TAVARES E SILVA, T. . Por uma alfabetização audiovisual: uma proposta metodológica a partir do filme Habanastation. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 7, n. 39, p. c34583, 2024. DOI: 10.21680/1982-1662.2024v7n39ID34583. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/34583. Acesso em: 23 nov. 2024.