O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano

Autores

  • José Marciano Monteiro
  • Paulo Cesar Oliveira Diniz
  • Valdonilson Barbosa dos Santos

Resumo

O presente trabalho visa discutir o processo de formação de professores de sociologia para o ensino médio, através das experiências metodológicas dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, espaços de análise crítico-reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural. Neles reflete-se o trabalho docente com os diferentes sujeitos da aprendizagem: crianças, adolescentes, jovens e adultos do campo e da cidade. A prática de pesquisa é a ferramenta fundamental que possibilitará ao futuro educador diagnosticar situações relacionadas com o sujeito da aprendizagem, de elaborar ações planejadas, executá-las e avaliá-las, contribuindo para que o fenômeno educativo aconteça de forma satisfatória, contextualizada e intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-09-2013

Como Citar

MONTEIRO, J. M.; DINIZ, P. C. O.; SANTOS, V. B. dos. O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 250–267, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4175. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS SOCIAIS