A infância e os processos de globalização: outros desafios para a escolarização das crianças

Autores

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho

Resumo

O objetivo deste texto é fazer uma reflexão acerca dos novos desafios que estão se
sedimentando em relação às crianças e suas infâncias e evidenciar a necessidade
de serem consolidados espaços em que elas sejam protagonistas nas
transformações das formas de entendimento da realidade tanto social quanto
educacional. Isto implica em uma efetiva participação e se torna lócus privilegiado
para a construção das suas culturas infantis, o que, sem sombra de dúvidas, requer
a emergência de outras possibilidades e práticas que possam abrir caminhos para
que o testemunho das crianças seja reconhecido como fonte de verdade e suas
vozes sejam ouvidas e escutadas para a redefinição de uma sociedade com elas e
para elas. Uma sociedade menos homogeneizadora e que caminhe em direção à
diversidade e aos cotidianos das crianças em seus múltiplos e diversos contextos.
Palavras-Chave: Globalização – Infância – Escolarização

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Publicado

03-12-2013

Como Citar

SOBRINHO, R. S. M. A infância e os processos de globalização: outros desafios para a escolarização das crianças. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 5, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4575. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ESTUDOS