TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação

Autores

  • Rodrigo Viana Sales

Resumo

Realiza-se uma incursão pela história das relações entre o homem e o saber,
buscando compreender como essa relação foi produto e produtora de uma
sociedade, e que ligações históricas podemos fazer entre os distintos períodos
e a nossa produção de conhecimento hoje, bem como discuto os diversos
espaços que compuseram os processos de formação. Baseando-se
essencialmente no livro “História da pedagogia” de Franco Cambi. Contudo, as
observações sobre acontecimentos aqui tratados se delimitam a refletir sobre
os espaços de formação majoritários: da criança e da sociedade, sendo assim,
o texto privilegia a contextualização e reflexão dessas relações nos espaços
formadores e assim, deixa a desejar em uma perspectiva essencialmente
histórica, pois realiza saltos cronológicos acentuados e despreza fatos de
importância relevante na distinção dos diferentes períodos. Com isto, a
intenção é fazer uso da reflexão histórica como método de elucidação da
relação homem e saber, que é dinâmica e inextricavelmente ligada a uma
época e seus contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

SALES, R. V. TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 8, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

PENSAMENTOS E IDEIAS