As marcas culturais das festas populares do mês de junho no Brasil e em Portugal: o estudo do Fotojornalismo dos periódicos Correio da Manhã e Tribuna do Norte

Autores

  • Élmano Ricarte de Azevêdo Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Investigam-se e analisam-se as marcas e a produção de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalísticas dos periódicos Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) e Correio da Manhã (Lisboa, Portugal), publicadas no mês de junho de 2012. Tomam-se como base teórica e metodológica a Fotocartografia Sociocultural e a Folkcomunicação. Pressupõe-se que tais imagens possuem conteúdo e significados representacionais das manifestações e identidades culturais populares das festas de junho e dos santos católicos daquele mês. Busca-se identificar e analisar como as manifestações e culturas populares foram apropriadas pela mídia fotojornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élmano Ricarte de Azevêdo Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Comunicação Social habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, com graduação sanduíche na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Mestre na linha de Pesquisa de Produção de Sentido do Programa de Pós-graduação de Estudos da Mídia da UFRN. Investigador do Grupo de Pesquisa - Imagem, Comunicação, Cultura e Sociedade, IMACCUS, e do Grupo de Pesquisa - Pragmática da Comunicação e da Mídia, PRAGMA, ambos da UFRN. Integrante do Grupo de Estudos BOA-VENTURA -  CCHLA/UFRN, em convênio com a Universidade de Coimbra-Portugal. Membro da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação - Rede FOLKCOM. E-mail: ricarteazevedo@gmail.com. 

Downloads

Publicado

08-05-2014

Como Citar

SOUZA, Élmano R. de A. As marcas culturais das festas populares do mês de junho no Brasil e em Portugal: o estudo do Fotojornalismo dos periódicos Correio da Manhã e Tribuna do Norte. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 14, n. 14, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5325. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DISSERTAÇÕES E TESES