As marcas culturais das festas populares do mês de junho no Brasil e em Portugal: o estudo do Fotojornalismo dos periódicos Correio da Manhã e Tribuna do Norte
Resumen
Investigam-se e analisam-se as marcas e a produção de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalísticas dos periódicos Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) e Correio da Manhã (Lisboa, Portugal), publicadas no mês de junho de 2012. Tomam-se como base teórica e metodológica a Fotocartografia Sociocultural e a Folkcomunicação. Pressupõe-se que tais imagens possuem conteúdo e significados representacionais das manifestações e identidades culturais populares das festas de junho e dos santos católicos daquele mês. Busca-se identificar e analisar como as manifestações e culturas populares foram apropriadas pela mídia fotojornalística.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
08-05-2014
Cómo citar
SOUZA, Élmano R. de A. As marcas culturais das festas populares do mês de junho no Brasil e em Portugal: o estudo do Fotojornalismo dos periódicos Correio da Manhã e Tribuna do Norte. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 14, n. 14, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5325. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
DISSERTAÇÕES E TESES