ENTREVISTA: EDGARD DE ASSIS CARVALHO. A Negação é a Essência da Transdisciplinaridade.

Autores

  • Margarida Maria Knobbe UFRN

Resumo

Nesta entrevista concedida à revista Inter-Legere, Edgard de Assis Carvalho, professor titular de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP, coordenador do COMPLEXUS, Núcleo de Estudos da Complexidade, atravessa fronteiras epistemológicas, institucionais e cognitivo-científicas para abordar criticamente a noção de transdisciplinaridade e seus usos. Tratando do contexto histórico e factual, tece considerações acerca da metamorfose por que passa a cultura científica desde o final do século passado e também da “pulsão produtivista” e fragmentária das agências financiadoras de pesquisa no Brasil. A despeito da endogamia dos comitês científicos, para ele, a negação é a essência da transdisciplinaridade: “Negar, por exemplo, a separação entre seres humanos e natureza; entre saberes locais e globais; entre unidade e diversidade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida Maria Knobbe, UFRN

Doutora em Ciências Sociais. Professora da Faculdade Estácio de Natal. Pesquisadora do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em meios de comunicação de massa, livros didáticos e paradidáticos e outras publicações.

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

KNOBBE, M. M. ENTREVISTA: EDGARD DE ASSIS CARVALHO. A Negação é a Essência da Transdisciplinaridade. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 25–30, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8965. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE