ENTREVISTA: EDGARD DE ASSIS CARVALHO. A Negação é a Essência da Transdisciplinaridade.

Authors

  • Margarida Maria Knobbe UFRN

Abstract

Nesta entrevista concedida à revista Inter-Legere, Edgard de Assis Carvalho, professor titular de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP, coordenador do COMPLEXUS, Núcleo de Estudos da Complexidade, atravessa fronteiras epistemológicas, institucionais e cognitivo-científicas para abordar criticamente a noção de transdisciplinaridade e seus usos. Tratando do contexto histórico e factual, tece considerações acerca da metamorfose por que passa a cultura científica desde o final do século passado e também da “pulsão produtivista” e fragmentária das agências financiadoras de pesquisa no Brasil. A despeito da endogamia dos comitês científicos, para ele, a negação é a essência da transdisciplinaridade: “Negar, por exemplo, a separação entre seres humanos e natureza; entre saberes locais e globais; entre unidade e diversidade”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Margarida Maria Knobbe, UFRN

Doutora em Ciências Sociais. Professora da Faculdade Estácio de Natal. Pesquisadora do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em meios de comunicação de massa, livros didáticos e paradidáticos e outras publicações.

Published

11-04-2016

How to Cite

KNOBBE, M. M. ENTREVISTA: EDGARD DE ASSIS CARVALHO. A Negação é a Essência da Transdisciplinaridade. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 25–30, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8965. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE