MÉTODO E SOCIOLOGIA EM WEBER: ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Carla Montefusco de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Os parâmetros de análise social fornecidos pelos fundamentos da obra weberiana apontam  algumas determinações necessárias à análise de fenômenos sociais. Defendendo uma sociologia capaz de  compreender os sentidos e conexões presentes nas ações sociais, Weber propõe uma concepção específica de método e de objeto na sociologia, que se assenta na explicação de ações sociais individuais, sob condições determinadas, e busca, ao mesmo tempo, explicitar as significações das instituições sociais, nas quais os indivíduos agem, como resultantes também da ação humana. A partir de tais idéias, o breve ensaio ora apresentado, propõe-se a debater alguns elementos trabalhados nos conceitos weberianos de método e sociologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Montefusco de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Administração pela Universidade de Fortaleza, e doutoramento em Ciências Sociais pela UFRN. Realizou Posdoc no ISEG/SOCIUS. Atualmente é professora associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Serviço Social e Gestão do Trabalho, Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: mídia e linguagem, responsabilidade social empresarial, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e segurança pública.

Downloads

Publicado

19-12-2013

Como Citar

OLIVEIRA, C. M. de. MÉTODO E SOCIOLOGIA EM WEBER: ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4751. Acesso em: 19 mar. 2024.