EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
Abstract
Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios
que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao
trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o
trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do
ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual
contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-
filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que
possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do
nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras
matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas
correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história.
Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo
precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida
que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um
projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas
impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa
construir outras matrizes de pensamento.