EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...

Auteurs-es

  • Ana Lúcia Nunes Pereira

Résumé

Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios
que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao
trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o
trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do
ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual
contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-

filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que
possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do
nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras
matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas
correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história.
Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo
precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida
que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um
projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas
impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa
construir outras matrizes de pensamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

07-12-2013

Comment citer

PEREIRA, A. L. N. EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 8, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

ESTUDOS