O QUE HÁ DE “CAMPO” NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O CAMPO?
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n31ID26434Resumen
Visto a partir do urbano, o campo é um lugar onde prevalecem modalidades de cooperação baseadas no princípio camponês de reciprocidade. Esse tenderia a deteriorar-se diante do avanço das relações inspiradas no utilitarismo e pragmatismo típico do projeto burguês de sociedade. O tipo de cooperação sociotécnica atribuída ao campesinato – em oposição ao processo de urbanização – é o da ajuda mútua e troca de favores, das quais deduzimos a noção de “reciprocidades”. Para além de sustentar uma forma sócio-histórica de organização coletiva para produção, as reciprocidades também respondem pela produção subjetiva e simbólica de “sujeitos recíprocos”. Nesse texto discutimos o papel educacional da educação do campo no que se refere a promover as práticas de reciprocidades e a produção de sujeitos recíprocos no contexto de duas políticas educacionais para o campo: o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ledoc/Ufersa) e o curso de Ciências Sociais “da Terra” (Pronera/MST/UFRN).