TEORIA MARXISTA E BUEN VIVIR

MARXIST THEORY AND BUEN VIVIR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15726

Résumé

O objetivo do artigo é analisar as similitudes e as divergências entre duas concepções críticas ao Capitalismo: a Teoria Marxista e o Buen Vivir, mais especificamente no que diz respeito às propostas de superação desse sistema e às condições para que elas se concretizem. As semelhanças evidenciam-se na oposição a um sistema caracterizado pela exploração do homem pelo homem e do homem pela natureza, pela produção exacerbada de mercadorias e pela ausência de sentido de um trabalho alienado. Ambas perspectivas propõem uma mudança que propicie a construção de uma sociedade menos desigual. Partem, entretanto, de entendimentos diferentes das condições para que essa mudança se concretize. Na teoria marxista, em que se tem por base o materialismo histórico, o Comunismo só seria viável quando as relações de produção características do Capitalismo passassem a se constituir em um obstáculo ao desenvolvimento das forças produtivas e a exploração do proletariado pela burguesia atingisse o seu limite. Já no caso do Buen Vivir, a transformação social não teria como pressuposto o antagonismo de classe e a exploração, mas a noção de complementariedade e equilíbrio; e a consciência não seria concebida como subordinada às condições materiais de existência, sendo o plano material e o plano simbólico vistos como parte de um todo.

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Biographie de l'auteur-e

Lorrany Rodrigues do Nascimento, UFG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2014) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2018).

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Publié-e

18-12-2018

Comment citer

RODRIGUES DO NASCIMENTO, L. TEORIA MARXISTA E BUEN VIVIR: MARXIST THEORY AND BUEN VIVIR. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 131–148, 2018. DOI: 10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15726. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/15726. Acesso em: 23 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO, ARTES E TECNOLOGIA