INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal

Auteurs-es

  • Aracely Xavier da Cruz

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

13-12-2013

Comment citer

CRUZ, A. X. da. INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 8, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4706. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DISSERTAÇÕES E TESES