(Des)caminhos entre a BNCC e o ENEM: a argumentação [meta]genericamente situada na aula de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID35132Palavras-chave:
Domínio jornalístico-midiático, Dissertação escolar, BNCC, Cartilha do Participante, Competência metagenéricaResumo
Por meio de uma análise documental da BNCC e da Cartilha do Participante do ENEM, almejamos investigar como a noção de argumentação é enquadrada nos dois documentos. Além disso, desejamos sugerir caminhos pedagógicos que, a partir de gêneros discursivos do domínio jornalístico-midiático (previstos na BNCC), possam ampliar a competência metagenérica na dissertação escolar (avaliada no ENEM). Concebemos que tal ampliação inclui situar a argumentação em determinado gênero, o que nos motivou a realizar a análise documental crítica tanto da BNCC quanto da Cartilha do Participante para encontrarmos pistas de que a argumentação se associa às demandas genéricas. Concluímos que predomina nos dois documentos uma noção generalista/universal de argumentação (desvinculada de enquadres genéricos), o que justificaria a propositura de um trabalho pedagógico de leitura e de escrita em distintos gêneros com foco em atributos genéricos funcionais, para que o/a professor/a, como mediador/a, possa instigar o/a estudante a ajustar os caminhos argumentativos entre os gêneros (em especial, entre os gêneros jornalísticos e a dissertação escolar).
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