Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais

Autores

  • Claudia de Faria Barbeta UTFPR
  • Kleverson Fernando de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9667

Palavras-chave:

Gêneros. Sequência Didática. Tecnologias educacionais.

Resumo

O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia de Faria Barbeta, UTFPR

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PR), colaboradora do projeto de pesquisa: Letramento digital nas aulas de Língua Portuguesa: teorias e práticas em pesquisas de intervenção.

Kleverson Fernando de Araujo

Mestre em Metodologia para o Ensino e suas Linguagens Tecnológicas. Experiência na área de Letras pela Universidade Norte do Paraná

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

BARBETA, C. de F.; DE ARAUJO, K. F. Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais. Revista Odisseia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 81 – 97, 2016. DOI: 10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9667. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos