Entre o amargor e a doçura: as imagens literárias da vespa e da abelha em poemas de Gilka Machado e Juana de Ibarbourou
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n2ID10339Palabras clave:
Gilka Machado. Juana de Ibarbourou. Literatura de autoria feminina.Resumen
Em um cenário de mudanças, como o que marcou o final do século XIX e início do XX na América Latina, as mulheres vão ganhando alguma abertura para uma incipiente participação no âmbito público, mas ainda permanecem os cerceamentos sociais e políticos, principalmente no tocante ao corpo feminino. Nesse contexto, surgem importantes obras poéticas de autoras que, embora conhecidas, não receberam, por muito tempo, uma maior atenção dos estudos acadêmicos, como a brasileira Gilka Machado e a uruguaia Juana de Ibarbourou. Este texto propõe apresentar uma leitura comparativa entre dois poemas – “Beijo” e “Las cuatro alas de abeja” –, cada qual pertencente ao livro de estreia das respectivas poetisas, levando em conta figuras literárias presentes nas duas composições – a da vespa e da abelha. A partir dessas imagens, trata-se de investigar os pontos de contato e de dissensão entre as duas poesias, sobretudo no que concerne à construção e afirmação de uma subjetividade poética.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0