Entre o amargor e a doçura: as imagens literárias da vespa e da abelha em poemas de Gilka Machado e Juana de Ibarbourou

Autores

  • Lina Arao

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n2ID10339

Palavras-chave:

Gilka Machado. Juana de Ibarbourou. Literatura de autoria feminina.

Resumo

Em um cenário de mudanças, como o que marcou o final do século XIX e início do XX na América Latina, as mulheres vão ganhando alguma abertura para uma incipiente participação no âmbito público, mas ainda permanecem os cerceamentos sociais e políticos, principalmente no tocante ao corpo feminino. Nesse contexto, surgem importantes obras poéticas de autoras que, embora conhecidas, não receberam, por muito tempo, uma maior atenção dos estudos acadêmicos, como a brasileira Gilka Machado e a uruguaia Juana de Ibarbourou. Este texto propõe apresentar uma leitura comparativa entre dois poemas – “Beijo” e “Las cuatro alas de abeja” –, cada qual pertencente ao livro de estreia das respectivas poetisas, levando em conta figuras literárias presentes nas duas composições – a da vespa e da abelha. A partir dessas imagens, trata-se de investigar os pontos de contato e de dissensão entre as duas poesias, sobretudo no que concerne à construção e afirmação de uma subjetividade poética.

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Publicado

08-12-2016

Como Citar

ARAO, L. Entre o amargor e a doçura: as imagens literárias da vespa e da abelha em poemas de Gilka Machado e Juana de Ibarbourou. Revista Odisseia, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 103 – 123, 2016. DOI: 10.21680/1983-2435.2016v1n2ID10339. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10339. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos