Dororidade, ficção e realidade em "Shirley Paixão", de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n2ID33979Palabras clave:
Shirley Paixão, Conceição Evaristo, Dororidade, Ficção, RealidadeResumen
O presente estudo se propõe a analisar a relação existente entre literatura e sociedade no conto “Shirley Paixão”, de Conceição Evaristo. Em um primeiro momento, busca-se esclarecer que o texto evaristiano, embora respaldado por fatores externos à narrativa, não deve ser entendido apenas sob a perspectiva sociológica, pois ainda configura como uma criação artística. Nesse sentido, serão destacados elementos que denotam a presença da ficção e da realidade na prosa em questão, demonstrando brevemente o que a difere das demais produções literárias brasileiras. Para além disso, outro tópico a ser tratado diz respeito à dororidade, afinal de contas é este termo pouco conhecido que une as personagens femininas em torno de um tópico em comum: a dor. Em face do exposto, a fim de comprovar as ideias apresentadas, serão utilizados números reais que reforçam a proximidade entre história e ficção. Ademais, são fundamentais também as leituras de Candido (2006), acerca da interdependência entre ambas as esferas citadas, e Piedade (2019), que explica e discute o conceito de dororidade. Assim sendo, foi possível concluir que Evaristo edifica sua escrita em assuntos comuns a uma parcela significativa da sociedade e, ao poetizá-las, inventa uma maneira distinta de representar as mulheres pretas na literatura nacional.
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