“Confesso que chegar em casa e assistir lives não é fácil”: uma análise textual-interativa de concepções de formação continuada (re)produzidas por professores de língua portuguesa em evento de formação online
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n2ID34775Palabras clave:
Formação continuada de professores, Evento de formação online, Referenciação, InteraçãoResumen
Este artigo tem como objetivo analisar as diferentes concepções de formação continuada que são (re)produzidas em uma live destinada a professores de Língua Portuguesa vinculados à rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, articula noções advindas do campo da Linguística Aplicada e da Educação, especialmente em relação à formação continuada de professores, às noções de enquadre interativo, oriunda da Sociolinguística Interacional, e de referenciação, advinda da Linguística Textual, com vistas a uma análise textual-interativa dos sentidos acerca da noção própria de formação continuada coconstruídos pelos participantes do evento de formação online analisado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de viés interpretativista, com foco na análise da referenciação enquanto fenômeno linguístico-interacional. O corpus de análise é composto de verbalizações (orais e escritas) produzidas pelos formadores e pelos professores em formação em um evento de formação online realizado em agosto de 2022. A análise empreendida revela negociações em torno dos sentidos de formação continuada, ora entendida desde uma perspectiva da racionalidade técnica, ora entendida desde uma perspectiva da racionalidade prática, e reforça as contribuições do estudo da referenciação para a qualificação de práticas linguístico-interacionais desenvolvidas na formação continuada de professores de Língua Portuguesa.
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