“Confesso que chegar em casa e assistir lives não é fácil”: uma análise textual-interativa de concepções de formação continuada (re)produzidas por professores de língua portuguesa em evento de formação online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n2ID34775

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Evento de formação online, Referenciação, Interação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as diferentes concepções de formação continuada que são (re)produzidas em uma live destinada a professores de Língua Portuguesa vinculados à rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, articula noções advindas do campo da Linguística Aplicada e da Educação, especialmente em relação à formação continuada de professores, às noções de enquadre interativo, oriunda da Sociolinguística Interacional, e de referenciação, advinda da Linguística Textual, com vistas a uma análise textual-interativa dos sentidos acerca da noção própria de formação continuada coconstruídos pelos participantes do evento de formação online analisado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de viés interpretativista, com foco na análise da referenciação enquanto fenômeno linguístico-interacional. O corpus de análise é composto de verbalizações (orais e escritas) produzidas pelos formadores e pelos professores em formação em um evento de formação online realizado em agosto de 2022. A análise empreendida revela negociações em torno dos sentidos de formação continuada, ora entendida desde uma perspectiva da racionalidade técnica, ora entendida desde uma perspectiva da racionalidade prática, e reforça as contribuições do estudo da referenciação para a qualificação de práticas linguístico-interacionais desenvolvidas na formação continuada de professores de Língua Portuguesa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Carnin, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguística Aplicada. Docente do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (DLA/IEL/UNICAMP). 

Ana Isabel Eltz Dornelles, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Licenciada em Letras (Português/Inglês) e mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGLA/UNISINOS). Bolsista CAPES.

Caio Mira, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguística. Docente do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (DL/IEL/UNICAMP).

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ARAGÃO, A. M. F. Reflexividade: O Princípio da Indissociação entre Teoria-Prática Encarnado na Formação de Professores. Curitiba: Appris, 2022.

COSTA, E. V.; SCHLATTER, M. Eventos de formação de professores: uma perspectiva etnográfica sobre aprender a ensinar. Trab. Ling. Aplic., v. 56, n. 1, p. 37-63, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/010318135173200451. Acesso em: 21 nov. 2022.

CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GARCEZ, P. M.; SCHLATTER, M. Professores-autores-formadores: princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística. In: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. (Org.) Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. p. 13-36.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Knowledge for teaching and Knowledge to teach: two contrasting figures of New Education: Claparède and Vygotsky. Pedagogica Historica. v. 45, n. 4-5, p. 605-629 ago./out., 2009.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Ed. Cortez, 2009.

JUBRAN, C. C. A. S. Revisitando a noção de tópico discursivo. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 48, n. 1, p. 33-4, 2006.

KOCH, I. Como se constroem e reconstroem os objetos do discurso. Investigações, v. 21, n.2. 2008, p. 99-114.

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Editora Ática, 1986.

MARCUSCHI, L.A. Atos de Referenciação na Interação Face a Face. Cad. Est. Ling. Campinas, SP, v. 41, p. 37-54, 2001.

MIRA, C. Conversação nas Afasias: Uma Análise do Tópico Discursivo e do Turno Conversacional sob a Perspectiva Textual-Interativa. Ling. (dis)curso, Tubarão, v. 16, n. 1, p. 133-152, jan./abr. 2016.

MIRA, C.; CARNIN, A. Histórias sobre o convívio com a Doença de Alzheimer: contribuições da noção de referenciação para a análise de narrativas no contexto de interações de um Grupo de Apoio. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 59, n. 1, p.157-174, 2017.

MIRA, C.; CUSTÓDIO, K. Contribuições da noção de referenciação para análise da narrativa oral no contexto da atrofia cortical posterior. Revista Investigações, [online], v. 32, p. 01-23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240157. Acesso em: 14 jun. 2022.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: Uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p.17-52.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SALÁRIO dos professores é 35% inferior ao de outras ocupações com ensino superior. In: CEPERS. [S. l.], 26 nov. 2020. Disponível em: https://cpers.com.br/salario-dos-professores-e-35-inferior-ao-de-outras-ocupacoes-com-ensino-superior/. Acesso em: 24 de nov. 2022.

SCHÖN, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

TANNEN. D; WALLAT. C. Enquadres interativos e esquemas de conhecimento em interação: exemplos de um exame/consulta médica. In: RIBEIRO, B.T; GARCEZ, P. M. Sociolinguística Interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. p.182-196.

ZEICHNER, K. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação. Campinas: Unicamp, v. 29, n. 103, 2014, p. 535-554, 2008.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Como Citar

CARNIN, A.; DORNELLES, A. I. E.; MIRA, C. “Confesso que chegar em casa e assistir lives não é fácil”: uma análise textual-interativa de concepções de formação continuada (re)produzidas por professores de língua portuguesa em evento de formação online. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 54–74, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9n2ID34775. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34775. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos