A interação autor-texto/contexto-leitor como estratégia persuasiva multimodal: uma análise da campanha #maternidadesemjulgamentos, do Boticário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34874

Palabras clave:

Campanha publicitária, Estratégias argumentativas, Relações multimodais, Gramática do design visual

Resumen

Este estudo tem o objetivo de analisar como os sentidos são construídos na publicidade #MaternidadeSemJulgamentos, do Boticário, a partir das relações multimodais no texto e de algumas das categorias propostas por Kress e Van Leeuwen (2006) em sua Gramática do Design Visual, a fim de identificar estratégias persuasivas presentes nessa peça publicitária. Para tanto, analisa uma amostra de 9 (nove) fotogramas provenientes desse texto audiovisual e explora as categorias da  Argumentação (Amossy, 2017, 2020; Fiorin, 2020). Os resultados revelaram que estereótipos de gênero, o ethos e o pathos são estratégias argumentativas recorrentes nessa campanha do Boticário, e a culpabilização enaltecida da mãe diante de suas escolhas em relação à filha é uma estratégia para dizer o oposto. Mas, essa estratégia pode não ter sido tão eficaz, mediante as polêmicas que o anúncio gerou, bem como as interpretações diferentes que ele teve. Os sentidos são construídos a partir da representação de poder e imponência atribuídas à advogada de acusação desde sua entrada até o momento final do júri popular; as emoções da plateia veiculadas literalmente e por inferência, mediante processos simbólicos, foram circunstâncias para reforçar a adesão popular e do observador/leitor quanto ao que culturalmente se tem como convenção. Essa pesquisa revela também que mudanças nos estereótipos de gênero aceitas e difundidas socialmente precisam ser adotadas para que esses juízos de valores recorrentes à figura feminina não as limitem e nem as impeçam de serem valorizadas como de fato devem. Ela também aponta para a relevância de  conceitos provenientes da  Semiótico Social na construção de estratégias de representação pela publicidade.

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Biografía del autor/a

Ananda Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda em Estudos Linguísticos, na Universidade Estadual de Feira de Santana -UEFS. Atualmente, Profa. de Língua Portuguesa com vínculo junto à Secretaria de Educação do Estado do Piauí-SEDUC/PI e Técnica em Assuntos Educacionais, no Instituto Federal do Maranhão. 

Francisco Wellington Borges Gomes, Universidade Estadual do Piauí

Possui  doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB - 2018). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e professor associado da Universidade Federal do Piauí, atuando nos cursos de licenciatura em Letras. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras, Tradução Audiovisual, Legendagem, Inserção Tecnológica e Ensino de Línguas, Semiótica, Multimodalidade e Texto Visual.

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Publicado

24-11-2024

Cómo citar

OLIVEIRA, A.; WELLINGTON BORGES GOMES, F. A interação autor-texto/contexto-leitor como estratégia persuasiva multimodal: uma análise da campanha #maternidadesemjulgamentos, do Boticário. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 181–200, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34874. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34874. Acesso em: 21 dic. 2024.